FIFA bate o martelo e toma decisão que afeta o Flamengo no Mundial de Clubes

Uma medida tomada pela FIFA durante a Copa do Mundo não vai valer para a disputa do Mundial de Clubes. Esta diz respeito ao tamanho dos elencos que poderão ser levados ao Marrocos em fevereiro de 2023. Se no Catar as seleções puderam convocar 26 atletas, o número máximo volta para 23 no torneio de campeões continentais.

Havia expectativa dos participantes de que a decisão se estenderia e talvez se mantivesse como padrão a partir de agora. Tendências de uma Copa costumam chegar a todos os níveis restantes do futebol. Mas parece que desta vez será diferente.

Os clubes participantes terão que enviar uma lista inicial de inscritos para a FIFA, ainda no início do mês de janeiro. O mínimo de atletas nesta relação provisória é de 24 jogadores, e o máximo é de 35 nomes. Por sua vez, a lista final, contendo os 23 nomes que disputarão o Mundial, vai precisar ser fechada até uma semana antes do início da competição.

Como a data definida para a bola rolar no campeonato é o dia 1º de fevereiro, o limite para envio é 25 de janeiro. Além disso, a delegação de um clube, entre comissão técnica, dirigentes e convidados, pode conter 32 credenciados.

Explicação para mudança não chegar ao Mundial

A edição da Copa no Catar foi cercada de exceções. A principal foi a de ser realizada no fim do ano, e em tempo mais curto. Por isso, foi permitido o elenco de 26 convocados. Com a volta à normalidade, a FIFA não dará continuidade. Torneios de 2023, como o Mundial de Clubes e a Copa do Mundo Feminina, seguirão o padrão de sempre.

Comentários estão fechados.