4 jogadores do Flamengo que podem virar treinadores no futuro
Um dos pilares do elenco do Flamengo vitorioso nesses últimos anos é a presença de jogadores com experiência no futebol internacional. Muitos deles chegaram ao Ninho do Urubu com mais de 30 anos, retornando ao Brasil após muito tempo na Europa, e usaram de suas qualidades para guiar o clube rumo às glórias.
Se o tempo nos campos dura no máximo a médio prazo, é interessante refletir sobre as possibilidades de progressão de carreira que alguns podem ter. Conhecimento do jogo e perfil de liderança já é um primeiro passo para quem quer seguir no futebol após a aposentadoria, e assumir um cargo de treinador.
Certamente, um grupo que ficou famoso desde 2019 é a “Geração 85”. Filipe Luís, Diego Ribas, Diego Alves e Rafinha eram titulares absolutos naquela época. Enquanto os dois últimos já saíram do clube e, apesar de serem líderes, não se identificam tanto com esse aspecto, os outros dois são diferentes.
Já se cansou de falar sobre como Filipe virará treinador em um futuro bem breve. Em campo, é um jogador que exerce um posto de liderança técnica como poucos. Seu contrato foi renovado para mais um ano, mas se cogita a possibilidade de ele passar o lugar na lateral esquerda para Ayrton Lucas, e se integrar à comissão técnica ao final de 2023.
Como jogador, é um lateral que não trabalha com intensidade pelo lado do campo. Ao contrário, é muito mais cerebral e articula jogadas. Isso tem ficado ainda mais claro nesta Copa do Mundo, em que virou comentarista pontual na TV Globo e está dando aulas de tática e visão de futebol. Certamente, é o que mais tem este desejo, e já até manifestou a vontade de assumir o próprio Flamengo.
Quem mais tem perfil de treinador no Flamengo
Da mesma forma que Diego Alves e Rafinha, Diego Ribas deixou o clube. A diferença é que também se aposentou. Seu papel de liderança é inigualável, pois foi camisa 10 e capitão rubro-negro nos últimos anos. No momento, ele não trabalha no sentido de virar técnico. Tal qual Filipe, está comentando a Copa na Globo, e passou a dar cursos. Mesmo assim, o projeto de ocupar a área técnica daqui a alguns anos não é descartado por ele.
Saindo da “Geração 85”, David Luiz é um jogador com potencial para trilhar o caminho. Principalmente após as conquistas do Flamengo neste ano, ficou-se sabendo como o zagueiro apoiou muitos companheiros para que melhorassem no campo. Nomes fundamentais na temporada, como Pedro, Rodinei e Léo Pereira. Até o pai de Endrick, do Palmeiras, foi atrás de conselhos com ele.
Liderança técnica máxima na zaga rubro-negra, David também já assumiu a vontade ser treinador. Com 35 anos de idade e o contrato renovado com o Mais Querido, ele seguirá por mais tempo no Ninho do Urubu, e pode colocar esse objetivo em sua lista.
Por fim, há o chileno Arturo Vidal nessa conversa. Ele chegou no clube no meio deste ano, mas já mostra sua presença nos bastidores, para além da grande qualidade em campo. Também com 35 anos, o volante é outro que revelou a intenção de estar na beira do campo, e tem o sonho de treinar a seleção de seu país. Enfim, enquanto nenhum desses ainda entrou no caminho oficial de fazer cursos e tirar suas licenças para técnico, seguem colaborando com o time, dentro e fora do campo.
Comentários estão fechados.