Flamengo perdeu o controle e teve que ceder socorro para rival brasileiro
Sendo um dos únicos clubes que não foi rebaixado para a segunda divisão na história do futebol brasileiro, o Flamengo conta com um dos melhores marketings do país. Com isso, em 2007, após ter de atuar na Série B, o Corinthians procurou a diretoria rubro-negra com um ‘pedido de socorro’, e o vice-presidente de Marketing do Fla na época, Ricardo Hinrichsen, havia assumido a bronca.
“A ideia (do Corinthians) era desenvolver projetos comuns, inclusive, de patrocínios na época. Tentar vender pacote de patrocínios comuns, que, onde o patrocinador entrasse, patrocinasse ao mesmo tempo os dois clubes. Não se saberia ainda como o Corinthians iria performar, em termos de marketing, na segunda divisão. Um negócio inédito. Fazer junto com o Flamengo, em tese, criaria a possibilidade de alavancar projetos onde o Corinthians, na segunda divisão, talvez, sozinho, não conseguisse”, revelou Ricardo.
O clube paulista queria se aliar ao carioca, prevendo possíveis patrocínios e uma parceria nos fechamentos de contratos. A proposta do Corinthians veio justamente um dia após a confirmação de rebaixamento do clube. Realizando a reunião Parque São Jorge, sede do Corinthians em São Paulo, o primeiro encontro de uma possível parceria, foi feito.
“A gente ajudou, se disponibilizando a participar de qualquer projeto que fosse necessário e autorizando a agir dessa forma. Tudo isso foi feito. Eu, como vice de Marketing, não tinha autonomia de decidir tudo isso sozinho, porque era um projeto institucional. Então, tive autorização do presidente Márcio Braga, na época, para fazer adotar essa política”, comentou o ex-vice-presidente de Marketing.
O Flamengo fechou com a Olympikus em 2008, e chegou a entrar em contato com o Corinthians, revelando a oportunidade e dando espaço para os paulistas pressionarem a Nike para oferecerem uma proposta melhor. Mesmo sem fechar com o patrocínio de vestimentas, Ricardo também revelou que houve outras oportunidades para o clube se reerguer na segunda divisão.
“Não sei se houve um benefício. O Corinthians conseguiu rapidamente repor. Perdeu a Samsung, que era o patrocinador, mas repôs com outro patrocinador rapidamente. Eles conseguiram gerar receitas na Segunda Divisão, depois, com outras campanhas. No final das contas, acho que não foi algo que tenha gerado um valor muito grande. A gente se disponibilizou a ajudar, mas acabou que, no final, não foi tão necessário”, completou.
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