Zico detona gramado sintético: “É uma vantagem”
O maior ídolo da história do Flamengo, Zixo voltou a chamar a atenção do futebol brasileiro para o uso do gramado sintético. Atualmente, três clubes utilizam o modelo de grama, são eles: Athletico-PR, pioneiro no Brasil, Palmeiras, que vem usando nos últimos anos e o Botafogo, último clube a aderir o formato para o gramado.
Para Zico, a diferença entre o gramado sintético e o naturla é muito evidente e causa uma diferença para os clubes que são habituados a jogar para os que não são, o que configura uma vantagem para os times da casa.
“Eu acho que campo sintético é para pelada, para o chopp, para baixar seus custos no CT, nas escolinhas. Não é só por causa do campo que eles (Palmeiras, Botafogo e Athletico) ganham. Eles vão ganhar campeonatos no campo normal porque têm bons times.Mas o problema é o costume e a quantidade de jogos que aqueles times que jogam no campo sintético têm para fazer. Em lugar nenhum do mundo, de grandes países do futebol, Alemanha, França, Espanha, você vê grama sintética. Ao meu ver, é um grande absurdo. Para mim, é uma vantagem. Ou todo mundo entra em igualdade de condições, ou não”, finalizou.
Trazzendo os números, a afirmação de Zico é verídica. Considerando as sete principais Ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda), não existem gramados totalmente sintéticos. Em alguns casos, como em Portugal, gramados sintéticos são permitidos desde que sejam híbridos, ou seja, misturados com grama natural.
Recentemente, uma decisão tomada na Holanda causou polêmica, ao banir gramados sintéticos da Eredivisie. Os clubes que tem gramado artificial em seus estádios precisam se adequar às novas regras até a temporada de 2025.
No Brasil no entanto, a tendência é que mais gramados sintéticos sejam colocados nos estádios dos times.
Comentários estão fechados.