Todos os detalhes que você precisa saber sobre o Mundial de Clubes 2022

O torneio mais importante para o Flamengo, pelo menos no primeiro semestre de 2023, é o Mundial de Clubes. O embate de campeões continentais, promovido pela FIFA, viveu algumas incertezas até esta semana. As principais eram indefinições de local e datas de disputa. Porém, na última sexta-feira (16), tudo se esclareceu.

Falando primeiramente sobre onde a próxima edição do Mundial será disputada, várias possibilidades já haviam sido cogitadas. Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, China, Arábia Saudita, Catar, que recebe a Copa do Mundo. No final das contas, o Marrocos levou a melhor. O país já realizou esse torneio na década passada, e chamou muita atenção pela campanha histórica na Copa.

Já as datas de disputa dependeram diretamente da decisão de local. Como o país do norte da África foi confirmado, definiu-se o período de datas para o Mundial entre os dias 1º e 11 de fevereiro de 2023. O Real Madrid, campeão europeu, não gostou disto, pois tem um jogo apenas dez dias após a final. No dia 21, encara o Liverpool pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Já o Flamengo agora espera para saber se a CBF realizará a Supercopa do Brasil antes do Mundial, e no mesmo país onde o campeonato acontecerá. Além disso, a CONMEBOL havia agendado a Recopa Sul-Americana para os dias 8 e 15 de fevereiro, que agora são coincidentes com o torneio da FIFA. Assim, a entidade sul-americana deve mudar para os dias 22 de fevereiro e 1º de março.

Quem está confirmado no Mundial de Clubes?

Cinco equipes já estão classificadas para o campeonato, faltando apenas a definição do representante da Ásia e o do país-sede. Como já se sabe, Flamengo e Real Madrid estão confirmados e já começam direto na semifinal.

O representante da África será o Wydad Casablanca, que é do Marrocos. O clube ganhou sua terceira Liga dos Campeões da África ao bater o Al Ahly, do Egito. Mas justamente pelo Wydad poder ser escolhido como anfitrião, há chance dos egípcios herdarem uma vaga.

América do Norte e Caribe serão representados pelo Seattle Sounders. O time estadunidense ganhou sua primeira Concachampions e estreará na competição. Por fim, o representante da Oceania será o Auckland City, da Nova Zelândia. Esta equipe tem grande dominância local e ganhou seu décimo título continental.

Comentários estão fechados.