TJD pune o Flamengo por ocorrido em clássico com o Fluminense
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) puniu o Flamengo por causa das canções homofóbicas cantadas pelos torcedores no clássico contra o Fluminense, no estádio Nilton Santos, em 6 de fevereiro. O jogo foi válido pela 4ª rodada do Campeonato Carioca.
Do outro lado, o Fluminense foi absolvido pelo caso envolvendo Gabriel Barbosa; ao descer as escadas para o vestiário no intervalo, um grito com a palavra “macaco” foi identificado no meio da torcida do Fluminense, em um vídeo.
As duas decisões se deram de forma unânime: tanto a punição ao Flamengo quanto a absolvição do Fluminense. O Rubro-Negro foi multado em R$ 20 mil.
Os clubes foram enquadrados no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala de “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
O vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, se pronunciou e disse que vai recorrer à decisão:
“O Flamengo comunicou agora à presidente do tribunal acerca dessa ofensa que você encaminhou. O Flamengo vai recorrer porque o julgamento não considerou questões importantes. Entendemos que não foi certo.”
Próximos compromissos do Flamengo
O Flamengo enfrenta o Bangu neste sábado (12), às 19h30, no Maracanã. O jogo vai marcar a reabertura do Templo do Futebol, após interdição para reforma e troca do gramado. O Mais Querido já está classificado para as semifinais do Campeonato Carioca e aguarda a definição do seu adversário.