Sem ninguém esperar, Mundial de Clubes foi cancelado
Por motivos externos, o Mundial de Clubes precisou ser cancelado de maneria inesperada e retomado um tempo depois. Saiba o motivo dessa decisão de última hora tomada pela Fifa, organizadora do evento.
O Mundial de Clubes 2020 deveria acontecer no começo do ano, mas pelo fato da pandemia decorrente do Coronavírus ter se espalhado pelo mundo, a entidade achou melhor cancelar a competição e transferir para o meio ou final de 2021.
Além disso, a Fifa gostaria de já implementar o novo formato do torneio, disputado com mais equipes e tento duração maior. Entretanto, isso não aconteceu e a organização recuou, mantendo a configuração antiga, onde o campeão da Libertadores e Uefa Champions League ficam em chaveamento separado, podendo se enfrentar somente na final.
Mundial de Clubes é mantido, mas com mudanças
Sendo assim, o vencedor da Libertadores 2020, Palmeiras, jogou a competição somente em fevereiro de 2021. Realizando uma dobradinha no torneio continental 2021, o alviverde disputou novamente em 2022, no mesmo mês do ano anterior.
O Flamengo conquistou o título da Libertadores 2022 e participou do Mundial de Clubes no começo dessa temporada. Após alguns anos mantendo as datas nesse formato, a Fifa voltou atrás e realizou o campeonato ao final do ano, ou seja, agora em dezembro.
Veja a fala utilizada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, na ocasião:
“Estamos analisando se o melhor é 2021, 2022, 2023. Tudo está aberto. O que é importante para mim, para a Fifa, é para ajudar quem precisa de ajuda. Espero que logo a gente possa decidir e anunciar quando o torneio será disputado. Mas agora a prioridade é outra, é ajudar.”
Comentários estão fechados.