Sampaoli abre o jogo sobre polêmica formação com três zagueiros

O trabalho de Vitor Pereira no Flamengo foi alvo de muitas críticas, mas a principal delas era a escolha do treinador em armar o seu time com três zagueiros, algo que incomodava não só a torcida, como parte dos atletas, que precisavam se desdobrar para se encaixar no esquema tático.

Jorge Sampaoli, novo comandante do Fla, é um técnico conhecido por usar diversos esquemas táticos e mudar suas escalações jogo a jogo. Sendo assim, em sua apresentação ele foi perguntado por um jornalista sobre a possibilidade de usar a temida formação com três zagueiros. Ele afirmou que inicialmente a ideia é ter três defensores apenas no momento ofensivo:

” Jogar com diferentes características é uma capacidade que se tem com o tempo. No futebol, se for jogar em um esquema ofensivo, precisa que tenha uma proteção. Então, se forem jogar três centrais e uma linha de quatro meias ou três centrais e uma linha de três, será em cada partida. Normalmente, se tem um esquema mãe (base) 3-2-5 para atacar, o que vamos utilizar em muitas partidas, e 3-1-6, em ataque.” começou a dizer.

Sampaoli usa Manchester City como exemplo de sucesso com três zagueiros

Ele ainda ressalta que o Manchester City, uma das melhores equipes do mundo, joga em uma formação semelhante:

“Porém, aqui vamos ter algo diferente. Olhando a estrutura da equipe mais importante do mundo, que é o Manchester City (ING), esse time joga com quatro centrais e ataca com seis. Então, a característica de cada jogador, para jogarem em determinado, não vai interferir na capacidade ofensiva da equipe.” concluiu.

Comentários estão fechados.