Real Madrid parabeniza Flamengo por domínio da América

Com a conquista da Copa Libertadores, vencida no mês passado em Guayaquil, o Flamengo disputará o Mundial de Clubes da FIFA mais uma vez. Assim, o possível adversário em uma final seria o Real Madrid, campeão europeu da última temporada. Dessa forma, o clube espanhol enviou uma carta ao Rubro-Negro para parabenizar o título sul-americano.

Assinada pelo próprio presidente merengue, Florentino Pérez, a carta exalta a Libertadores, “uma das competições mais prestigiosas do mundo”, e o tamanho do Flamengo, “um dos mais queridos e admirados no mundo do futebol.

Além disso, os espanhóis destacam que será uma “grande honra” disputar o Mundial de Clubes junto ao time carioca, e uma oportunidade para fortalecer a histórica “relação de amizade” entre ambos. A carta é dirigida a todos os dirigentes, jogadores, membros da comissão técnica, funcionários do clube e torcedores rubro-negros.

Não foi a primeira vez que o Real tenta reforçar a relação entre os clubes. Em junho, após a lesão do atacante Bruno Henrique, os espanhóis se solidarizaram com a situação e também mandaram uma carta. Também costumam interagir nas redes sociais.

O Flamengo disputou o Mundial em 2019, sendo vice-campeão para o Liverpool, mesmo time que bateu na edição de 1981. Portanto, há uma ansiedade no clube e na torcida para esta terceira oportunidade no torneio. Inclusive, Gabigol já chegou até a provocar o campeão europeu.

O Mundial de Clubes acontecerá apenas em 2023, por causa da Copa do Mundo, e ainda restam definições oficiais de local de disputa e datas. Os principais candidatos a sede são Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Miami, nos Estados Unidos. A previsão da CBF indica que pode ocorrer no fim de março. Flamengo e Real estão na semifinal do torneio e, se vencerem, encontram-se na decisão.

Histórico entre Real Madrid e Flamengo

Os dois clubes já se enfrentaram três vezes na história, todos em torneios amistosos na Espanha. Dessa forma, o Flamengo venceu duas vezes e o Real Madrid, uma. Em 1978, pelo Troféu Teresa Herrera, vitória madridista por 2 a 0. No mesmo ano, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1, no Troféu Cidade de Mallorca. Já em 1997, por este mesmo campeonato, uma grande vitória do Flamengo por 3 a 0.

Também há uma relação entre os clubes envolvendo transferências de jogadores. Em 1997, Sávio foi vendido para o Real. O jogador formado na Gávea atuou nos merengues por cinco anos e ganhou três Ligas dos Campeões. Já mais recentemente, Vinícius Júnior foi para Madrid pelo valor de 45 milhões de euros, e atualmente é um dos principais jogadores do mundo.

Comentários estão fechados.