Quantos títulos da Copa do Brasil o Flamengo possui?
Confira quantos títulos disputando uma Copa do Brasil que o Clube de Regatas do Flamengo já conquistou em toda sua história centenária. A equipe Rubro-Negra é uma das maiores de todo o país e do continente. Isso pode ser visto facilmente ao analisarmos de cara a quantidade de taças de expressão que o clube já arrecadou durante sua existência.
Como o time influente que é, inclusive, o Mengão acaba se colocando na lista de maiores ganhadores em todas as competições que são valiosas nos tempos modernos do futebol. Isso é óbvio com a quantidade expressiva de Brasileirões e até mesmo Libertadores que o Mais Querido já conquistou, ficando exposto também na competição nacional eliminatória.
Pensando nisso, hoje vamos repassar por todas as campanhas vitoriosas que o time carioca já protagonizou dentro da Copa do Brasil. Relembrando quem foram os destaques e algumas curiosidades sobre cada uma das quatro vezes que o troféu em questão foi parar no Ninho do Urubu.
1990: Primeira taça na segunda edição
Em 1990 a Copa do Brasil estava chegando em sua segunda edição no geral e, naquele momento, o Flamengo já conseguiu arrecadar a sua taça pela primeira vez. Em seus primeiros anos de existência, a competição eliminatória não comportava as equipes que se classificaram para a Copa Libertadores da América, por conta de problemas de calendário.
Sendo assim, foram 32 clubes participando daquela edição do torneio organizado pela CBF. A campanha do Mengão naquele ano se iniciou contra o Capelense, de Alagoas, que não teve nem chance. Com um agregado de 9 a 1 em duas vitórias, o time carioca avançou. Contra o Taguatinga Esporte Clube, do Distrito Federal, nas oitavas de final, a situação não foi tão fácil assim.
Isso porque, depois de ganhar por 2 a 0 a ida, o time rubro-negro ficou apenas no empate na volta. Depois disso, o Mais Querido ainda derrubou o Bahia e o Náutico, nas quartas e semifinais, garantindo a sua ida até a grande decisão. Em partida cujo adversário era o Goiás Fernando marcou para a vitória simples do Flamengo no jogo de ida, fazendo com que o empate sem gols, na volta, levasse o time até a taça.
2006: Flamengo bicampeão em cima do rival
Já a segunda vez que o Flamengo chegou ao título da Copa do Brasil foi um tempo depois. Em 2006, o time também saiu da primeira fase diretamente para a grande taça. Os adversários nos primeiros embates foram o Asa de Arapiraca, de Alagoas, o ABC, do Rio Grande do Norte e também o Guarani, de São Paulo, todos derrubados pelo Urubu.
Nas quartas de final, porém, a situação acabou se ‘estreitando’, com os times de destaque nacional começando a se enfrentar. como exemplo, o Mengão enfrentou logo o Atlético Mineiro, que foi eliminado após levar uma goleada de 4 a 1 na ida, sem conseguir reagir na volta. Na fase seguinte o time carioca pegou o Ipatinga, também de Minas Gerais, que já tinha derrubado Botafogo e Santos, mas não conseguiu passar pelo Flamengo.
Assim, o Rubro-Negro chegou na grande final contra o Vasco da Gama, mas não deu chances para o rival. Naquela ocasião, o time vermelho e preto acabou vencendo os dois jogos. O primeiro por 2 a 0, com gols de Obina e Luizão. Já o segundo, com mando de campo do rival, Juan foi o responsável pelo tento que confirmou a taça.
2013: Show de Hernane até a taça
Já em 2013, os times que disputavam a Copa Libertadores da América já tinham certa vantagem na busca pela taça da Copa do Brasil, entrando diretamente nas oitavas de final. No entanto, naquele ano, o Flamengo começou na primeira fase e foi avançando até a taça. Nas três fases preliminares, por exemplo, o Rubro-Negro eliminou o Remo, do Pará, o Campinense, da Paraíba, e o ASA, do Alagoas, todos em jogo único.
Depois disso, a partir das oitavas de final, o Flamengo acabou enfrentando confrontos mais difíceis, com alguns deles bem marcantes. Para começar, logo nas oitavas, o time carioca eliminou o Cruzeiro, que seria campeão brasileiro daquele ano. Depois disso, o Botafogo foi mandado para casa com uma goleada expressiva por 4 a 0. Por último, o Goiás foi derrubado pelo Mais Querido, que chegou na grande final.
A grande decisão daquele ano foi contra o Athletico Paranaense, que até conseguiu se esforçar na primeira partida, em casa, empatando em 1 a 1. No entanto, a volta, dentro do Maracanã lotado, viu uma vitória por 2 a 0 sacramentar a taça para o Urubu. Hernane foi o grande destaque daquela edição, tendo marcado na grande final e também se tornando o artilheiro do torneio, com impressionantes oito tentos.
2022: Tetra histórico e redenção de Rodinei
Em 2022, por estar participando da Libertadores, o Flamengo acabou indo parar direto na terceira fase da Copa do Brasil. Nessa etapa, não tomou conhecimento do Altos, do Piauí, aplicando 4 a 1 fora de casa e garantindo o avanço. Posteriormente, o Mengão encontrou o Atlético Mineiro nas oitavas, passando de maneira histórica revertendo um placar negativo do primeiro jogo. Agregado final: 3 a 2.
Na etapa seguinte, o Athletico Paranaense apareceu novamente, com o Rubro-Negro conseguindo uma vitória simples, fora de casa, na volta, para garantir a classificação após um empate sem gols. Nas semifinais, o São Paulo foi derrubado após duas derrotas, resultando em 4 a 1 para os cariocas no total.
A grande final, no entanto, acabou sendo de emoção pura. Contra o Corinthians, fora de casa, um empate sem gols. Na volta, dentro do Maracanã, Pedro abriu o placar logo no comecinho, mas o Mengão não segurou e, no apagar das luzes, empate alvinegro.
Sem critério de gol fora, o jogo foi para os pênaltis e depois de sete cobranças, Rodinei marcou após o erro de Vital, garantindo não somente a taça para o Rubro-Negro, mas também uma grande redenção para o atleta que foi bastante criticado em determinados momentos, pela torcida do Flamengo.
Comentários estão fechados.