Qual a chance do Flamengo se classificar para a Libertadores 2023?
Com o empate do Flamengo diante do Goiás, no último domingo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, as chances do Rubro-Negro de ser campeão nacional diminuíram. Isso porque o Mais Querido empatou dois jogos seguidos, enquanto o Palmeiras venceu o lanterna Juventude no sábado, em casa, por 2 a 1. Em contrapartida, o Rubro-Negro está muito próximo de sacramentar a ida para a próxima Libertadores: a sétima em sequência.
Com a combinação dos resultados da rodada, o Palmeiras se classificou matematicamente para a próxima Libertadores da América. Os dados são do ‘Espião Estatístico’, do ‘ge’ e indicam que o atual bicampeão continental assegurou ao menos a sexta colocação do Campeonato Brasileiro.
Flamengo praticamente garantido na Libertadores 2023
Nesse cenário, para o Flamengo, as chances de ser campeão nacional diminuíram: hoje a porcentagem de título é de 6,4%. Já o Palmeiras, líder da competição, tem 80,5% de chances de ser campeão nacional.
Já quando se trata de G-6 do Brasileirão, zona que leva os seis primeiros colocados do torneio à Libertadores da próxima temporada, o Mengão tem 92% de chances de terminar nesta faixa da tabela. No G-4, a porcentagem continua alta, mas diminui para 70,3%. Contudo, o Flamengo tem outras duas formas de chegar até a próxima Libertadores, pelas Copas que ainda disputa.
Classificado para a final da própria Libertadores, o Flamengo em caso de título, estará garantido na edição seguinte. E vale ressaltar que o Mengão está na semifinal da Copa do Brasil, com boa vantagem sobre o São Paulo, em caso de título na copa nacional, também garante vaga à próxima edição de Copa Libertadores da América.
Ou seja, caso o Rubro-Negro vença ambas as Copas e termine no G-6 – que tem chances consideráveis, a equipe vai fazer com que mais duas vagas para a maior competição de clubes do continente sejam abertas via Campeonato Brasileiro.