Profissão que Zico escolheu deixou muita gente irritada
Maior ídolo da história do Flamengo, Zico ganhou todos os títulos possíveis vestindo o Manto Rubro-Negro. Foram anos de glórias e troféus conquistados. Acontece que após sua aposentadoria dos gramados, que aconteceu em 1989, o jogador escolheu uma profissão que deixou várias pessoas irritadas. Veja qual era.
Logo após informar a aposentadoria, Zico seguiu rumo a política. Um ano depois de parar, 1990, o galinho se tornou Secretário Nacional de Esportes, ocupando o cargo até 1991, durante a presidência de Fernando Collor. Enquanto esteve comandando a pasta, o ex-atleta criou a ‘Lei Zico’, responsável por modificar toda a estrutura do futebol brasileiro.
Vale destacar que o regulamento diminuia o poder dos clubes sobre os jogadores, criando o Conselho Superior de Desportos, entidade destinada a fazer cumprir a própria lei, e a organização da Justiça desportiva. O dispositivo foi promulgado no dia 06 de julho de 1993.
Zico atua em profissão bastante questionada pela população, principalmente torcedores do Flamengo
O ex-camisa 10 Rubro-Negro tinha boa relação com o presidente Fernando Collor, mas que acabou se deteriorando quando aliados do ex-mandatário reclamaram dos efeitos que a lei estava causando. Um dos pontos mais polêmicos do regulamento foi a captação de recursos financeiros para entidades desportivas através de bingos.
Depois de forte cobrança dos seus apoiadores, Collor engavetou o projeto de lei. Isso fez com que Zico pedisse demissão pouco depois do acontecimento. O ex-atleta falou brevemente sobre o ocorrido e deu sua versão dos fatos.
“Aquilo batia de frente com alguns setores que o tinham apoiado. Ele (Collor) engavetou. Ele parou com o contato direto que tinha comigo. Preparei minha carta de despedida, pois não tinha mais o que fazer”, disse o galinho.
Após se aventurar na política, Zico retornou aos gramados e atuou até 1994, no Kashima Antlers, do Japão.
Comentários estão fechados.