Por que o Flamengo pode ficar fora da Libertadores 2024?

Os times do Brasil, incluindo o Flamengo, correm o risco de serem excluídos das competições internacionais a partir do ano que vem e ficarem de fora da Copa Libertadores da América, da Copa Sul-Americana e até do Mundial de Clubes. Tudo isso graças a uma possível punição da Fifa à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Na última quarta-feira (29), a Fifa enviou um documento à CBF dizendo que a entidade brasileira pode ser punida por conta de alguns movimentos envolvendo antigos cartolas. Os ex-presidentes Ricardo Teixeira e Marcos Polo Del Nero estariam agindo nos bastidores para ‘minar’ os poderes do atual mandatário, Ednaldo Rodrigues, que vem sendo muito criticado por suas ações tomadas no cargo.

“Neste contexto, gostaríamos de lembrar que, de acordo com o art. 14 par. 1 i) e art. 19 dos Estatutos da Fifa, as associações membros da Fifa são obrigadas a gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de terceiros. Qualquer violação destas obrigações pode levar a potenciais sanções, conforme previsto nos Estatutos da Fifa”, diz um trecho do documento.

Flamengo pode ser punido graças à política na CBF

“Além disso, e em relação ao acima exposto, gostaríamos de enfatizar que quaisquer violações ao art. 14 par. 1 i) dos Estatutos da Fifa também pode levar a sanções, mesmo que a influência de terceiros não tenha sido culpa da associação membro em questão (art. 14, parágrafo 3 dos Estatutos da Fifa)”, diz um outro trecho.

Diante desse cenário, Flamengo e outros times do Brasil acompanham o desenrolar da história para saber o que será definido. Vale lembrar que o Mengão já garantiu vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América através da campanha no Campeonato Brasileiro.

Comentários estão fechados.