Os técnicos brasileiros no mundo

Ao longo da história, o Brasil se afirma como uma potência mundial no futebol. É a única seleção do mundo com 5 títulos de campeã na Copa do Mundo da FIFA e, por duas vezes, vice-campeã. Os jogadores de futebol brasileiros estão nas maiores equipes e ligas do mundo. Mas os treinadores de futebol brasileiros também têm feito história no mundo. Vamos conhecer alguns nomes de técnicos de futebol que marcaram a modalidade, com histórias de sucesso, em outros países.

Se é um torcedor de futebol ou um apaixonado por esporte, pode usar um codigo de bonus bet365 2024 brasil para viver a emoção do jogo de um modo mais intenso, usando seus conhecimentos para brilhar.

Ao longo da história, diversos treinadores brasileiros se destacaram comandando equipes de futebol estrangeiras. Eles contribuíram com o estilo técnico e criativo do futebol brasileiro, levando sua experiência para ligas internacionais. Alguns dos treinadores mais conhecidos atualmente e ao longo dos últimos anos incluem:

Da Europa à China

Luiz Felipe Scolari

O “Felipão” passou pelo Chelsea, na Inglaterra; pelo Guangzhou Evergrande, na China, onde conquistou vários títulos.

A sua carreira fica marcada enquanto treinador nacional da seleção portuguesa, com a disputa do Euro 2004, onde levou a equipe das quinas à final, perdendo diante da Grécia.

Vanderlei Luxemburgo

Considerado um dos treinadores mais vitoriosos do Brasil, Vanderlei passou pelo Real Madrid, na Espanha. Marcou o futebol chinês, com a sua experiência no clube Tianjin Quanjian.

Abel Braga

Abel teve uma trajetória notável tanto em clubes árabes, como o Al Jazira e Al Ain, quanto em equipes europeias, como o Olympique de Marseille, em França.

Tite

Após deixar a Seleção Brasileira, Tite voltou a treinar clubes, levando sua experiência internacional para o futebol árabe, com passagem pelos clubes Al-Ain, Al-Wahda e Al-Hilal 

Zico

Ídolo no Japão, Zico foi um dos primeiros brasileiros a levar sua expertise como técnico para o futebol japonês, representando o Kashima Antlers. Passou depois pelo Fenerbahçe, na Turquia e pelo Olympiacos, na Grécia, tendo ainda treinado a equipe de Bunyodkor, no Uzbequistão

Mano Menezes

Treinador da Seleção Brasileira de 2010 a 2012, Mano também passou pelo futebol chinês, representando o clube Shandong Luneng, e pelo futebol saudita, onde treinou o Al Nassr.

Antonio Carlos Zago

Zago teve sucesso na Bolívia, onde foi campeão com o Bolívar, e teve uma passagem pelo futebol japonês, onde treinou o Kashima Antlers.

Paulo Autuori

Autuori teve uma longa carreira internacional, com passagens pela Ásia, América Latina e Europa. Representou clubes como o Sporting, em Portugal; o Al-Rayyan, no Qatar , e o Kashima Antlers, no Japão, entre outros.

 As viagens por fazer

Renato Gaúcho e Dorival Júnior são duas figuras importantes do futebol brasileiro, com um trabalho notável, que têm expressando vontade em futuros trabalhos no exterior.

Esses treinadores e muitos outros ajudaram a consolidar a presença brasileira em várias ligas internacionais, levando o futebol brasileiro a um cenário global. Muitos clubes estrangeiros continuam interessados em treinadores brasileiros pela experiência em táticas ofensivas e formação de equipes técnicas.

Os técnicos brasileiros no mundo

Comentários estão fechados.