Organizada do Fluminense bate o pé e protesta contra Rede Globo
A Frente Ampla Torcedores, um grupo composto por sócios e simpatizantes do Fluminense, divulgou uma declaração de desaprovação nas plataformas de redes sociais Facebook e Instagram. Nesse comunicado, a organização expressa sua exigência de imparcialidade por parte da Rede Globo (representada pelo SportTV) no confronto entre Flamengo e Fluminense, realizado em 16 de maio, pela partida de ida da Copa do Brasil. A seguir, segue o comunicado completo:
Carta da torcida do Fluminense
“Caros Senhores,
A transmissão televisiva do último Fla–Flu, ocorrida no último dia 16 pelo canal Sportv, foi constrangedora, verdadeira burlesca circense de péssimo gosto. A covarde e insensata manipulação de áudios (pré-gravados, editados e reproduzidos em looping) que davam a impressão de que a torcida do Flamengo era hegemônica no estádio, trouxeram à tona uma falsa realidade do que ocorria no estádio Mário Filho.
Essa ação, do órgão televisivo por vós dirigido, representa um escárnio completo aos torcedores, não só do Fluminense, mas de todos que desejam uma cobertura jornalística isenta e equilibrada. Em tempos de fake-news, o Grupo Globo protagonizou um dos maiores absurdos numa transmissão esportiva, o que de longe dista do velho jargão “padrão Globo de qualidade!” (regras que sempre deram o norte às atividades produzidas pela emissora).
O Maracanã estava com 70% de torcedores do Fluminense que incansavelmente cantaram, incentivaram, acompanharam o seu time com o ímpeto de uma torcida apaixonada. Quando Paulo Henrique Ganso foi substituído, por exemplo, o estádio quase em uníssono aplaudiu incansavelmente o atleta Tricolor. No entanto, quem assistia o jogo pelo Sportv ouviu um outro áudio, como se a torcida do Flamengo estivesse ocupando 100% do estádio.
A manipulação da informação é um absurdo inaceitável nos dias de hoje e, por essa razão, a Frente Ampla Tricolor apresenta aqui o nosso protesto e exige uma retratação do Grupo Globo. Caso mantenha o silêncio sobre o caso, entenderemos que esse tipo de manipulação faz parte da estratégia comunicacional do grupo o que será motivo de desprezo por parte dos nossos torcedores.
Não obstante cabe recordar as palavras da Jornalista Giulia Costa, na coluna Patrícia Kogut, no próprio jornal O GLOBO (também pertencente ao vosso Grupo): ‘O primeiro duelo entre Fluminense e Flamengo pela Copa do Brasil registrou um marco histórico de audiência da TV paga. Disputado na última terça-feira (16), o jogo se tornou a segunda maior audiência da história dos canais por assinatura. Mais de 10 milhões de pessoas passaram pelo SporTV e Premiere para assistir à partida’.
Sabemos que se trata do maior clássico do futebol latino-americano. Mas o Clube de Regatas do Flamengo não joga sozinho. Se existe Fla–Flu há 111 anos, deve-se única e exclusivamente ao Fluminense. Sem a nossa presença e natureza jamais haveria nascido a Dissidência. Há alguns anos a torcida do Fluminense é que mais incentiva dentro dos estádios do Brasil. Isso é fato. Doa a quem doer.
Atenciosamente,
FRENTE AMPLA TRICOLOR”
Comentários estão fechados.