O Flamengo vai virar SAF?
As SAF’s (sociedades anônimas do futebol) chegaram ao brasil e a tendência é de que cada vez mais clubes sigam esse caminho e passem a ter donos. É o caso de Botafogo, Vasco e Cruzeiro, que já passaram por essa transição e agora vivem uma nova forma d gestão, tendo um forte parceiro econômico.
Muitos dos clubes que se converteram em SAF o fizeram por se encontrar em uma situação financeira delicada, algo que não é o caso do Flamengo. Apesar disso, o clube não descarta uma eventual transformação em sociedade anônima.
Segundo informações do jornal “O Globo” e do portal “Coluna do Fla”, a direção rubro negra tem tido reuniões para discutir o assunto. O presidente Rodolfo Landim, o CEO Reinaldo Belotti e vice-presidente de finanças Rodrigo Tostes, conversaram com especialistas do mercado em SAF em algumas ocasiões.
SAF no Flamengo pode ajudar o clube a virar potência mundial
De acordo com Marco Sirangelo, Head de projetos da Outfield e especialista em gestão esportiva, uma eventual transformação em clube empresa poderia ser benéfica para o Mais Querido, que apesar de uma condição financeira estável, poderia se beneficiar de um aporte de um investidor:
“Os clubes ricos não precisam abrir mão para se tornar SAF, pois já são bem geridos. O que podem fazer é olhar a lei como uma possibilidade de terem mais receita através de venda minoritária. Talvez o mercado goste da ideia para comprar 10% de um clube como Flamengo, por exemplo, porque a gestão financeira é saudável e provavelmente o clube siga no topo por algum tempo.” explicou Marco.
O especialista ainda afirma que as SAF’s são uma alternativa para que clubes possam dar um salto de status:
“Nem sempre clubes com grandes dívidas irão virar SAF, clubes com dívidas organizadas ou saudáveis também poderão aderir a esse modelo, ela pode ser uma alternativa para clubes médios se tornarem clubes gigantescos.” concluiu.
Comentários estão fechados.