MP toma decisão sobre punição à alusão ao uso de drogas no Flamengo
O Ministério Publico encerrou investigação que abordava o atleta do Flamengo De Arrascaeta. O uruguaio havia feito uma comemoração contra o Fluminense em janeiro de 2021 que gerou repercussão, mas só foi concluída na última quarta-feira (3), sendo assim o jogador foi absolvido de qualquer tipo de apologia ao uso de drogas.
As informações são do jornal O Globo, onde o procurador do Ministério Público Federal do Rio Janeiro, Fernando Aguiar, explicou o caso:
“A todas as luzes, trata-se de um gesto comum e corriqueiro entre usuários de maconha. Entretanto, no contexto em que praticado – vale dizer, logo após a marcação de um gol, durante um jogo de futebol -, não tem o condão de ‘induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga’, mas sim o de externar a opinião pessoal do atleta, aparentemente favorável à descriminalização da maconha”, disse ele sobre a comemoração de Arrascaeta.
Depois de explicar a investigação, o procurador garantiu que Arrascaeta está livre de qualquer problema na justiça, tanto comum, quanto desportiva: “Esse tipo de gesto é absolutamente legítimo e não caracteriza ilícito penal algum, tal como decidido pelo Supremo Tribunal Federal há mais de dez anos”, afirmou.
Enquanto isso Arrascaeta vive sua melhor fase no Flamengo
Na partida contra o Corinthians, na Neo Química Arena pela ida das quartas de final da Libertadores, Arrascaeta marcou o golaço do Flamengo na noite da última terça-feira (2) que abriu o placar de 2 a 0 rumo à classificação às semifinais do torneio mais importante do continente.
Dessa forma, o jogador esteve presente na coletiva de imprensa e comentou um pouco sobre a boa fase que vem atravessando não somente individualmente, mas como todo grupo. É nítido que atletas que antes não estavam brilhando como Everton Ribeiro, Rodinei, Léo Pereira e Pedro melhoraram muito nas mãos de Dorival Junior.
A título de curiosidade, desde que Dorival chegou ao Flamengo, foram 16 jogos, com 11 vitórias, um empate e quatro derrotas.
O camisa 14 foi eleito o craque do jogo, coroando a atuação que lhe rendeu o 100º gol por equipes brasileiras – Arrascaeta também marcou 50 pelo Cruzeiro entre 2015 e 2018.