Mengão comemora 40 anos do segundo título do Brasileirão
Na última segunda-feira (25), o Flamengo comemorou os 40 anos de um dos grandes títulos de sua história: o Campeonato Brasileiro 1982, conquistado em cima do Grêmio, no estádio Olímpico. Foi o segundo título do time, que no ano anterior, havia sido campeão mundial e da Libertadores.
O primeiro jogo da campanha começou de forma memorável: o time, que era campeão mundial, começou perdendo para o São Paulo por 2 a 0 em pleno Maracanã. Mas a torcida não parava de cantar a clássica música “Oh, meu Mengão…”, o que motivou os jogadores a virarem para 3 a 2.
Na primeira fase, o Flamengo passou em primeiro do grupo, com sete vitórias e um empate. Assim, o Mengão se classificou para a próxima fase, em grupo que só tinha pedreira: Internacional, Corinthians e Atlético-MG. O Rubro-Negro passou em segundo, com três vitórias, dois empates e uma derrota.
Rumo ao bi do Mengão!
Assim, começou o mata-mata. O Flamengo encarou o Sport nas oitavas-de-final e, após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, a derrota por 2 a 1 em Recife não impediu a vaga. Nas quartas-de-final, o Mengão encarou o Santos; depois de vencer no Maraca por 2 a 1, o empate assegurou a vaga na semifinal.
A semifinal teve duas vitórias do Flamengo sobre o Guarani: 2 a 1 e, em Campinas, 3 a 2. A grande final colocava frente a frente os campeões brasileiros de 1980 e 1981: Flamengo e Grêmio. Após dois empates, no jogo desempate, Nunes levou a melhor sobre o goleiro Leão e deu o segundo título brasileiro ao Mengão.