Mauro Cezar abre o jogo e solta o verbo sobre contratações do Flamengo

O Flamengo é o maior time do Brasil, dono da maior torcida do país e atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, jogar no rubro-negro é desejo de vários atletas. Além disso, o clube é um dos mais ricos do futebol brasileiro e ao contrário de seus rivais, tem condições de fazer grandes investimentos no futebol.

Por esses motivos é comum que em toda janela de transferências muitos jogadores tenham seu nome ligados ao Fla, sem nem mesmo terem sido procurados algo que incomoda bastante o jornalista Mauro Cezar Pereira. Por meio de seu Instagram ele publicou um vídeo onde chama a atenção para a proliferação de falsas notícias:

“Período de começo de temporada é assim: muitas especulações. Isso sempre aconteceu, não é nenhuma novidade, mas de tempos para cá com o crescimento da internet e das redes sociais, a proliferação de falsas notícias, é algo muito grave que a gente tem que ficar sempre batendo nessa tecla, por mais que seja repetitivo.”

Mauro explica que isso se dá primeiro pelo potencial financeiro do clube:

“Quando um clube começa a contratar ou tem potencial financeiro para fazer contrações, ele acaba sendo alvo de várias especulações, chutes, monitoramentos, coisas bizarras que ocupam o espaço no noticiário e iludem muitos dos torcedores.”

O jornalista cita como exemplo a negociação do Fla com Quintero, que depois de concluída, serviu como isca para linear diversos atletas ao Mengão:

“Os times como o Flamengo, nesse momento com dinheiro e contratando, são alvo desse tipo de especulação. Na terça (10) eu informei que o Flamengo saiu fora (da negociação) pelo Quintero. Imediatamente surgem outros nomes especulados: Carrascal, que tem contrato lá na Rússia, seria um jogador caro… Aí alguém fala do Di Maria, como o Di Maria gente?! O Jogador tem contrato com a Juventus, ganha o dobro pelo menos do que ganha o Gabigol e teria que refazer o acordo. “

MCP faz questão de ressaltar que esse tipo de comportamento não se dá somente pela mídia brasileira, mas também pela internacional, que faz questão de usar o nome do Flamengo por saber o tamanho do engajamento que sua torcida gera:

“São muitos chutes, muitas especulações e algumas especulações aparecem de fora do Brasil porque jornalistas da Turquia, da Argentina, da Itália, de vários lugares sabem que como o Flamengo tem muita torcida, isso gera engajamento e eles jogam o balão de ensaio.”

Flamengo monitora diversos atletas, diz Mauro Cezar

Mauro também chama a atenção para a utilização do termo monitoramento, que segundo ele é algo normal no futebol, mas que não é o suficiente para ser noticiado:

“Aí tem essa praga do Monitoramento, o Flamengo monitora não sei o que, o Palmeiras monitora não sei quem. Gente, monitorar significar observar, ficar de olho. Todo mundo fica de olho em tudo. Todo time minimamente organizado está de olho em vários jogadores que em tese tem potencial para serem contratados, mas daí para virar notícia é preciso que o clube se interesse pelo atleta, vá em busca do atleta, procure o clube. Quando não se tem isso, não é notícia, é cascata.”

Por fim o jornalista pede que os torcedores fiquem atentos as armadilhas da internet e que parem de consumir um conteúdo que serve apenas para iludi-los:

“O torcedor tem que ficar mais atento a isso, parar de dar audiência a isso, porque isso é ruim, você fica o tempo todo rodando em círculos e se iludindo. Infelizmente esse tipo de notícia entre aspas atrai a atenção de muita gente e o máximo que a gente pode tentar fazer é abrir os olhos das pessoas.” finalizou.

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