Jorge Jesus inicia conversas e pode retornar ao Brasil em 2023; destino não deve ser o Flamengo
O técnico Jorge Jesus, que atualmente está no Fenerbahçe e vive bom momento na equipe turca, pode voltar ao Brasil. Um dos maiores treinadores da história do Flamengo pode desembarcar para comandar outra equipe do futebol nacional de acordo com o jornal Record, de Portugal.
O comandante está na equipe de Istambul há três meses. Começou mal quando foi eliminado na fase preliminar da Liga dos Campeões, para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Contudo, o treinador português conseguiu bons resultados no início de temporada no Campeonato Turco: o Fenerbahçe está a três pontos do Demirspor e Galatasaray, primeiro e segundo colocados respectivamente, porém, com um jogo a menos.
Na Liga Europa, a equipe caiu no mesmo grupo do Dínamo, que os eliminou na pré-Champions League, mas também caiu na fase seguinte. O time turco divide a liderança do Grupo B com o Rennes, da França, com a mesma campanha em duas partidas: quatro pontos, quatro gols marcados e um sofrido, com saldo positivo em 1 gol.
Jorge Jesus é pauta em rival do Flamengo na primeira divisão
Contudo, mesmo em uma temporada aparentemente se tornando consistente, o Atlético-MG pode voltar suas atenções para contratar Jorge Jesus em 2023. A equipe mineira já tem o nome do treinador português como o principal foco em caso de saída de Cuca no fim do ano – o treinador brasileiro é um dos principais cotados a assumir a seleção no fim do Mundial, quando Tite deixará o comando técnico do Brasil.
Nos bastidores, o Atlético-MG nega que tenha procurado o treinador português para assumir a equipe em 2023. Mas, segundo a imprensa internacional, o clube mineiro pode se esforçar para convencer o português a abandonar o projeto dos turcos. Vale destacar que Jorge Jesus, apesar da melhora no atual momento da temporada, não é unanimidade entre torcedores e diretores do Fenerbahçe. Principalmente pela queda precoce na Liga dos Campeões, torneio que era pilar do planejamento dos turcos para o ano.
Exatamente por causa da eliminação, o Fenerbahçe teve de contratar Gustavo Henrique por empréstimo, por exemplo. O contrato é com passe fixado no fim do empréstimo, mas a equipe de Istambul, num primeiro momento, contrataria o zagueiro definitivamente, mas com a eliminação o planejamento foi alterado em andamento.
Não é de hoje que Jorge Jesus tem seu nome ligado ao Atlético-MG. Foi justamente em um confronto dos mineiros contra o Flamengo que ele apareceu para a maioria dos torcedores do futebol brasileiro: em uma derrota do Rubro-Negro no Independência no primeiro turno do Brasileiro de 2019. Na época, dizia-se que ele estava lá acompanhando o Alvinegro, mas mais tarde o treinador acabou fechando com o Mais Querido e fazendo história no clube.
Pelo Flamengo, ele venceu o Campeonato Brasileiro (2019), a Supercopa (2020), a Recopa (2020), o Carioca (2020) e, claro, a Libertadores da América (2019).