Flamengo vai virar SAF?
O Flamengo está interessado no modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Apesar de não ser o objetivo atual, não há como se ignorar como vários clubes tem aderido a esse modelo jurídico, tais como Vasco, Botafogo, Bahia e Cruzeiro. Por isso, quer se manter atualizado sobre o tema e sediará até um evento relacionado.
O Rubro-Negro é uma das instituições de futebol mais bem sucedidas economicamente no Brasil. Em 2023, passa de R$ 1 bilhão a projeção orçamentária. Tudo é fruto do trabalho de reestruturação feito a partir de 2013, com a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, e que vem alcançando todos os melhores resultados esportivos, sob o comando de Rodolfo Landim.
Enfim, nesta quarta-feira (7), o Flamengo sediará o evento “SAF´s no Brasil e no mundo e o que pode mudar no futebol nos próximos 5 anos”, que acontecerá na sede da Gávea. Uma palestra será ministrada por Marcos Motta, que é um advogado renomado do direito esportivo mundial.
Conforme dito, o clube que funciona no modelo associativo que sempre predominou no futebol brasileiro, mantém-se saudável e não pretende nenhuma mudança de status jurídico a curto prazo. Mesmo assim, permanece nas conversas e pode planejar passos nesta direção futuramente.
Dirigente do Flamengo comenta a situação da SAF
O responsável por convocar este evento foi Luiz Eduardo “Bap” Baptista, presidente do Conselho de Administração do Flamengo. Ele deu entrevista ao GE e reforçou como o clube quer estar informado sobre a situação, reconhecendo como as SAF’s já são realidade:
“O Flamengo pretende entender o contexto que está acontecendo no mundo do futebol com a criação de empresas, que no Brasil têm sido mais conhecidas como SAF’s. […] É importante que a gente consiga entender os movimentos do futebol e contextualizar como é que o Flamengo vai se situar nesse mundo em função dessas mudanças que são inevitáveis que estão por ocorrer nos próximos anos.”
Bap ainda completou avisando que o clube não tem emergências econômicas no momento, mas, mesmo assim, segue alerta no mercado: “Se no futuro tiver que ser por meio de SAF’s, o Flamengo quer estar absolutamente preparado para isso. […] Continuamos em estado de alerta 24 por 7 e não vamos perder de vista o que está acontecendo no futebol. Não vamos simplesmente relaxar porque temos tido sucesso esportivo e econômico.”
Comentários estão fechados.