Flamengo pode ser excluído do Brasileirão por cantos homofóbicos?

O Flamengo pode ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de gritos homofóbicos direcionados à torcida do Fluminense no clássico pelo Campeonato Brasileiro da última semana. O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT foi o responsável por denunciar o clube rubro-negro ao órgão e há possibilidade do Mengão ser punido.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê uma série de punições a equipes que praticam atos discriminatórios relacionados a preconceito. Diante desse cenário, o Flamengo pode perder pontos e até ser excluído da competição, caso o tribunal entenda que a infração cometida foi grave.

“A Notícia de Infração refere-se aos lamentáveis episódios de cantos homofóbicos entoados pela torcida do Flamengo na partida contra o Fluminense, no estádio Maracanã. O vídeo registrado pelo jornalista Victor Chicarolli evidencia a gravidade dos cânticos, que atingem não apenas um indivíduo, mas toda a comunidade LGBTQIA+”, revelou o advogado da ONG, Carlos Nicodemos, ao portal ‘GE’.

Flamengo pode ser punido após ato de homofobia da torcida

A ONG também se posicionou dizendo que a torcida do Flamengo já tinha sido condenada por atos parecidos na partida contra o Grêmio, depois de decisão tomada pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

“Não há e não haverá tolerância para qualquer tipo de preconceito ou discriminação. A sociedade e os órgãos desportivos esperam que a Justiça Desportiva não seja complacente com atos discriminatórios, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso no futebol brasileiro”, concluiu o advogado da ONG que atua a favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

Comentários estão fechados.