Flamengo já está garantido na terceira fase da Copa do Brasil 2023
Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo está no grupo de 12 clubes que já tem vaga assegurada na terceira fase da próxima edição da competição. Este é um benefício concedido aos participantes que estão na Libertadores, e aos campeões da Série B, da Copa do Nordeste e do próprio mata-mata nacional.
Entre 2013 e 2021, a CBF fazia a inclusão destes clubes diretamente nas oitavas de final da competição, número que foi crescendo ao longo dos anos e afunilando ainda mais o filtro das fases anteriores. Para aumentar um pouco mais a competitividade, eles passaram a entrar na terceira fase, que é aquela imediatamente anterior.
Portanto, tendo estreado nesta fase na edição de 2022, o Flamengo enfrentou o Altos, do Piauí. Na partida da ida em Teresina, vitória de virada por 2 a 1, com gols de Pedro e João Gomes. Esta partida ficou marcada por um gol de bicicleta do atacante adversário Manoel, e a volta do Mais Querido à capital piauiense após dez anos.
No jogo de volta em Volta Redonda, vitória por 2 a 0 com gols de Gabigol e Victor Hugo, e a vaga assegurada. O confronto da terceira fase começou a desenhar o caminho para o tetracampeonato rubro-negro, que passou por Atlético-MG, Athletico-PR, São Paulo e Corinthians.
Times classificados na Copa do Brasil 2023
Em primeiro lugar, os oito times que se classificaram para a Libertadores via Brasileirão começarão a campanha do mata-mata nacional diretamente na 3ª fase. Portanto, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG e Fortaleza. Como o Rubro-Negro também venceu a Copa do Brasil, o 9º colocado São Paulo herdou a vaga.
Além deles, o Cruzeiro, campeão da Série B. O vencedor da Copa do Nordeste foi o Fortaleza, que já está garantido, então a vaga foi herdada pelo vice-campeão Sport. Por fim, o Paysandu, que conquistou a Copa Verde no último fim de semana.
A Copa do Brasil de 2023 deverá contar com 92 participantes na disputa. As 80 vagas restantes serão distribuídas por clubes de todos os estados mais o Distrito Federal. O segundo torneio mais importante do futebol nacional se tornou mais cobiçado nos últimos anos por causa das altas premiações.
Comentários estão fechados.