Flamengo aparece em lista das marcas mais valiosas do mundo
Os anos de gestão voltadas para o lado financeiro renderam frutos no Flamengo. Hoje em dia, o clube ultrapassa as barreiras do futebol e é visto pelo empresariado como um todo como um case de sucesso em reestruturação e pagamento de dívidas.
Essa trajetória gerou reconhecimento do ramo. De acordo com estudo anual da consultoria internacional de marcas Brand Finance, o Flamengo é o único brasileiro na lista das 50 marcas mais valiosas do mundo. O clube aparece na 49ª posição, com uma marca avaliada em 96 milhões de euros (R$ 493 milhões), em frente à Fiorentina, avaliada em 95 milhões de euros (R$ 488 milhões), e atrás do Benfica, com marca estimada em 101 milhões de euros (R$ 519 milhões).
Ainda de acordo com o levantamento, os clubes brasileiros tiveram “um desempenho muito forte na pesquisa de fãs de futebol Brand Finance 2022, com os fãs associando-os tanto a fortes métricas futebolísticas (como a presença de craques e disputas por troféus) quanto a importantes atributos de imagem (como reputação, sustentabilidade, inovação)”.
Entretanto, a presença de clubes brasileiros no top 50 acaba sendo prejudicada. Eles levam desvantagem por causa do câmbio monetário. “Quando dolarizamos os valores, os times brasileiros acabam não gerando receita comparada em dólar aos times estrangeiros”, diz o relatório.
Confira o top 10 marcas mais valiosas do mundo:
1 – Real Madrid – 1,5 bi de euros
2 – Manchester City – 1,3 bi de euros
3 – Barcelona – 1,3 bi de euros
4 – Liverpool – 1,3 bi de euros
5 – Manchester United – 1,3 bi de euros
6 – Bayern de Munique – 1,1 bi de euros
7 – Paris Saint-Germain – 1 bi de euros
8 – Tottenham – 873 mi de euros
9 – Chelsea – 855 mi de euros
10 – Arsenal – 793 mi de euros