Fim do VAR esta prestes a ser anunciado

Introduzido ao futebol na expectativa de reduzir os erros cometidos pela arbitragem, o VAR vem tendo desempenho questionável na Premier League. O Wolverhampton (ING) realizou um pedido formal solicitando a abolição do árbitro de vídeo. Dessa forma, os 20 clubes da elite do futebol inglês vão se reunir no dia 6 de junho e votar contra ou a favor a utilização do maquinário.

A decisão será válida para a próxima temporada, visto que o campeonato já está no final. Segundo a BBC, o Wolves disse que o VAR foi adotado na “boa-fé”, mas gerou “numerosas consequências negativas não intencionais que estão prejudicando a relação entre os torcedores e o futebol”.

O clube inglês alega ter sido bastante prejudicado no uso da máquina e que deveria estar em uma posição mais acima na tabela. O técnico dos Wolves, Jeff Shi, falou sobre o instrumento durante coletiva: “Se não fosse por uma série de decisões incorretas ou controversas, estaríamos ainda mais acima na tabela”, afirmou o treinador.

VAR pode deixar de ser usado na Inglaterra

De acordo com o jornal inglês, a Premier League “reconheceu as preocupações” sobre o uso do árbitro de vídeo. Entretanto, “apoia totalmente” a tecnologia e continuará trabalhando com o órgão de arbitragem, realizando as melhorias necessárias.

Contudo, a votação, que deve ocorrer em junho, deverá ter a maioria das equipes votando a favor. Ou seja, 14 dos 20 clubes precisam ser favoráveis ao fim do VAR para que alguma mudança na regra seja acatada.

Vale lembrar que recentemente, os times votaram a favor da introdução da tecnologia de impedimento semiautomático para a temporada 2024/25.

Já o VAR foi introduzido na Premier League em 2019 para auxiliar os árbitros em campo durante as partidas. Nesta temporada, após várias decisões controversas, o uso do aparelho começou a ser questionado.

Comentários estão fechados.