Fifa confirma se título Mundial de 81 não vale nada
Nos últimos anos houve grande discussão sobre a Fifa reconhecer ou não os mundiais realizados antes da entidade tomar à frente do torneio. Por esse motivo, entenda se a federação aceita ou não o título Mundial do Flamengo de 1981.
A Fifa costuma sempre mencionar os campeonatos antes se sua chegada como ‘Copa Intercontinental’, mas nunca explicando se eles colocam a competição no mesmo patamar de um Mundial. Em 2017, o conselho da entidade estabeleceu igualdade entre o Mundial e os títulos de campeões Intercontinentais de clubes a partir de 1960.
Pelo fato de, oficialmente, não ter revisto essa decisão do conselho, a organização considera o Flamengo campeão do mundo de 1981. Além do Rubro-Negro, outros clubes brasileiros também receberam a homenagem. Santos (1962 e 1963), Grêmio (1983) e dois títulos do São Paulo (1992 e 1993) foram reconhecidos.
Fifa se pronunciou e fez grande afirmação
No dia 13 de dezembro de 1981, a equipe comandada por Zico, Júnior, Leandro e outros craques venceram o atual campeão europeu, Liverpool (ING), pelo placar de 3 a 0, colocando literalmente os ingleses na roda, fazendo menção à música criada pela torcida.
O Flamengo teve uma atuação gigantesca, marcando todos os gols ainda no primeiro tempo da decisão. Nunes marcou duas vezes e Adílio fez um. Vale destacar que a equipe inglesa havia vencido três torneios continentais nos últimos cinco anos.
Até o ano de 1999, sem participação direta da Fifa, os campeões sul-americanos e europeus jogavam o Mundial Interclubes em disputas diretas. A partir de 2000, a entidade organizou pela primeira vez um campeonato mundial de clubes, juntando diferentes times de vários continentes para se enfrentarem entre si.
Desde o novo formato, o Brasil teve três campeões diferentes. São Paulo (2005), Internacional (2006) e Corinthians (2000 e 2012)
Comentários estão fechados.