FIFA cancela título mundial do Flamengo e deixa todo mundo revoltado

O Flamengo, ao lado de Santos, São Paulo, Internacional, Grêmio e Corinthians é um dos poucos clubes brasileiros que conseguiu a façanha de se se sagrar campeão do mundo. Apesar disso, até pouquíssimo tempo atrás a FIFA, entidade máxima do futebol mundial, considerava como campeões do mundo apenas os clubes que venceram o Mundial a partir de 2000, ano em que começou a organizar a competição.

Antes disso, o torneio era organizado pela Toyota, que promovia o encontro entre o campeão Sul-Americano e o campeão europeu. A competição era conhecida como Intercontinental uma vez que era disputa apenas por equipes de dois continentes. Por anos a FIFA não reconheceu a competição, até que em outubro de 2017, deu a ela um novo status, de título mundial.

FIFA reconheceu Mundial do Flamengo, mas não do Palmeiras

Depois de muita polêmica a FIFA passou a reconhecer todos o campeões do Intercontinental como campeões do mundo. Apesar disso, o Palmeiras, que alega ter conquistado o título em 1951 por ter se sagrado campeão da extinta Copa Rio, não teve o seu título reconhecido pela entidade. Algo que chegou a ser confirmado por Giani Infantino, presidente da FIFA:

“Vamos conversar de futebol, isso é o mais importante. O título mundial do Palmeiras… para os milagres, tem que perguntar para outro, não para mim. Não está como tema. Temos que falar do futuro mais que do passado. Já decidimos dar o título de campeão mundial a todos que ganharam a Copa entre Europa e América do Sul desde 1960. Já 1951 é um pouquinho mais para trás. Vamos falar com o presidente Bolsonaro e vamos ver que solução teremos, mas o Palmeiras pode ganhar o próximo Mundial de Clubes. Por que não?” disse, Infantino em 2019.

Comentários estão fechados.