Maracanã: Estádio foi a principal casa do Flamengo ao longo da história

Mais de uma década antes de o Estádio Maracanã surgir no cenário do futebol mundial, o Flamengo mandava as suas partidas oficiais em sua mais nova sede, o Estádio da Gávea. Com o Brasil definido como sede da Copa do Mundo de 1950, a construção de um novo e moderno estádio no Rio de Janeiro, na época capital do país, se fez necessária.

Da Gávea ao Maracanã

O Clube de Regatas Flamengo, a partir de um decreto municipal de 1931, recebeu o direito uso do terreno onde seria construído o novo estádio sede social do clube. Antes disso, o rubro-negro mandava as suas partidas no Estádio da Rua Paysandu. As obras do novo estádio tiveram início em 1933, e após quase cinco anos, em 1938, foi então inaugurada a nova casa flamenguista.

Em 1948, as obras do novo Estádio Maracanã tiveram início. Por mais que o estádio já estivesse em uso no Mundial de 1950, ele só foi finalizado em sua totalidade no ano de 1965. O Flamengo, logo após o fim do Mundial, passou então a mandar as suas partidas decisivas e de maior apelo popular no Maracanã. Rapidamente, o estádio se tornou o principal palco do futebol carioca.

Estrutura e status de maior estádio do mundo

Inicialmente, o Estádio Maracanã contava com 155 mil lugares, uma área coberta de 150 mil metros quadrados e 24 metros de altura total. Modernidades eram implantadas no novo estádio, como vinte cabines para transmissão, afinal, o estádio estava sendo construído para ser sede do maior torneio de futebol do planeta. Essas características fizeram com o que Maracanã superasse Hampden Park, de Glasgow, na Escócia, e se tornasse o maior estádio do mundo.

Títulos do Flamengo no Maracanã

Após a inauguração e a realização da Copa do Mundo de 1950, o Estádio Maracanã abriu as suas portas para o futebol do Rio de Janeiro. O Flamengo venceu o seu primeiro título carioca em 1953. Em 1954 e 1955 foi novamente campeão, conquistando o tricampeonato. O rubro-negro é o clube carioca que mais vezes levantou taças no estádio, 24 estaduais, 7 nacionais, 1 regional e 1 internacional. O ídolo Zico foi quem mais vezes marcou no Maracanã, 334 gols.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.