É por estes motivos que o Flamengo deve receber mais dinheiro por direitos de imagem
O Flamengo divulgou uma nota oficial na última terça-feira (6), posicionando-se sobre a divisão dos valores que devem ser pagos no próximo Campeonato Carioca. Criou-se um imbróglio com Fluminense, Vasco e Botafogo, pois o Rubro-Negro fechou acordo para receber R$ 18 milhões, enquanto os rivais ganhariam apenas R$ 9 milhões.
Quem chegou a estes valores foram Ferj e Brax, esta última a empresa que faz o planejamento comercial do Cariocão 2023, e está intermediando a negociação com detentores de direitos. Os três clubes recusaram a proposta e alegaram que o Flamengo recebe privilégios nos bastidores. Por sua vez, a Brax disse que isso aconteceu porque o clube é maior atrativo do campeonato.
A nota da diretoria rubro-negra foi divulgada para justificar os valores maiores oferecidos para o time da Gávea. Ela citou que estes devem ser proporcionais ao potencial da equipe, e o retorno que é oferecido para torcedores e parceiros comerciais. Principalmente, a diretoria usou estatísticas para embasar seus argumentos, relacionadas à sua torcida.
Quais motivos que o Flamengo apresentou?
Primeiramente, o Flamengo se baseou em resultados de pesquisas recentes sobre o tamanho absoluto da sua torcida. Depois, citou quantidade de assinaturas no pay-per-view e engajamento em redes sociais. Tudo isto comparando ao mesmo tempo com os números de Vasco, Fluminense e Botafogo. Segue este trecho da nota na íntegra:
“TORCIDA – A torcida do Flamengo, em pesquisa publicada recentemente, representa 21,8% da população brasileira. Os outros três grandes times cariocas (Vasco, Botafogo e Fluminense) somados, representam 6,6% . Isto dá ao Flamengo uma participação de 76% do total de torcedores quando colocamos lado a lado os quatro grandes clubes do Rio.
PAY-PER-VIEW – A participação do Flamengo sempre representou 20% do mercado nacional e 60% do mercado carioca. Nos últimos dois anos, em contrato fechado diretamente pelos clubes cariocas com as distribuidoras de TV paga, mostrou-se um número ainda mais expressivo: 63% do total para o Flamengo, restando 37% para Botafogo, Fluminense e Vasco.
REDES SOCIAIS – O número de seguidores do Flamengo em suas redes sociais já ultrapassa hoje 50 milhões contra pouco mais de 20 milhões dos demais três grandes clubes do Rio somados. Ou seja, uma participação de 70% do total.”
Comentários estão fechados.