É por este motivo que o Flamengo está com dificuldades na Série A 2022
Com a derrota na última partida pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo está a 12 pontos da liderança do torneio, que neste momento é ocupada isoladamente pelo Palmeiras. Além do revés frente ao Fluminense, o Rubro-Negro deixou de pontuar nas duas partidas anteriores quando empatou com Ceará e Goiás.
Contudo, em levantamento publicado em matéria do ‘ge’, o Flamengo no ano de 2022 não teve bom aproveitamento contra equipes da parte de cima da tabela. Foram, ao todo, 27 pontos disputados e apenas 29,6% de aproveitamento.
Os sete primeiros colocados neste momento são Palmeiras, Inter, Fluminense, Flamengo, Corinthians, Athletico-PR e Atlético-MG. Neste cenário, contra esses adversários, o Rubro-Negro fez nove partidas, com duas vitórias, dois empates e outras cinco derrotas.
Dentre essas equipes, o Flamengo ainda terá pela frente Internacional, Atlético-MG e Corinthians, os três no Maracanã.
Flamengo não tem bom retrospecto contra equipes da parte de cima da tabela
Desde que Dorival Júnior assumiu a equipe, o Flamengo entrou em campo seis vezes contra as equipes que fazem parte dos sete melhores do Brasileirão. Pelo torneio, a equipe carioca venceu apenas o Furacão, pelo Brasileiro, por 5 a 0. Empatou com Palmeiras no Allianz, perdeu para o Internacional no Beira Rio – estreia do treinador, para o Corinthians e, mais recentemente, para o Fluminense. Ainda enfrentará os Alvinegros e o Colorado no returno e dentro de seus domínios para melhorar este desempenho.
Fato é que o Flamengo para ser campeão brasileiro precisa vencer os concorrentes diretos também.
Confira abaixo o aproveitamento em confrontos diretos das equipes que estão no G7 do Brasileirão:
Aproveitamento em confrontos no G-7
Inter – 55,5%
Palmeiras – 51,8%
Athletico-PR – 48,1%
Fluminense – 46,6%
Atlético-MG – 41,6%
Corinthians – 37,5%
Flamengo – 29,6%