Dorival Júnior: Treinador completa 3 meses de trabalho no Flamengo
Há três meses, quando Dorival Júnior estreou à frente do Flamengo, o cenário era de terra arrasada. O treinador assumiu a equipe no dia 11 de junho, às vésperas de um confronto com o Internacional no Beira Rio, o Flamengo perdeu o confronto por 3 a 1, com o primeiro tento do Colorado saindo com menos de um minuto.
Contudo, desde então, o treinador deu outra cara ao time, fazendo com que o Rubro-Negro avançasse nas fases mata-mata das competições e podendo ser campeão das duas Copas que disputa. Na Libertadores, o Flamengo faz final com o Athletico-PR no dia 29 de outubro e, na Copa do Brasil, o Mais Querido está vivíssimo na semifinal do torneio com ampla vantagem sobre o São Paulo após bater o Tricolor Paulista, no Morumbi, por 3 a 1.
Em suma, Dorival conseguiu melhorar drasticamente diversos aspectos da equipe, jogadores como Rodinei e Léo Pereira que eram escanteados pela torcida passaram a ser peças muito importantes à equipe titular. Uma das ideias de Dorival foi distribuir os atletas do recheado plantel rubro-negro em duas equipes: uma para os mata-matas e outro para o Brasileiro. Dessa forma, jogadores mais veteranos como David Luiz e Filipe Luís conseguem atuar em alto rendimento, uma vez por semana.
Em três meses, Dorival Júnior acerta o Flamengo e segue em busca de seu maior título na carreira
Tranquilo e sereno, Dorival Júnior sabe que pode entrar para a história do Flamengo caso vença a Libertadores e a Copa do Brasil e, aparentemente, ele não vai deixar essa possibilidade escapar tão facilmente. O treinador não diz, mas o Brasileirão para ele e sua comissão técnica claramente é o terceiro foco neste momento. A nove pontos do líder Palmeiras, o Mais Querido vê nas Copas a grande chance de ser campeão em 2022.
E Dorival Júnior não vence um título de expressão há 12 anos. O último título de grande prateleira do treinador foi a Copa do Brasil de 2010 comandando o Santos de Neymar e Ganso; neste ano ele pode não só erguer novamente a copa nacional, mas também a Libertadores da América.
E se depender do retrospecto dele em competições da Conmebol em 2022, o Flamengo está muito próximo disso acontecer: Dorival venceu todos os jogos sul-americanos neste ano, seis pelo Ceará e seis pelo Flamengo: 12 jogos e 12 vitórias.