David Luiz completa um ano de Flamengo
Há um ano o Flamengo fechava a contratação de um dos líderes do atual elenco rubro-negro: David Luiz. O zagueiro desembarcou no Rio de Janeiro em setembro de 2021 e foi anunciado no dia 11. O xerife não começou bem a passagem pelo clube, mas hoje é, definitivamente, um dos pilares do setor defensivo montado por Dorival Júnior.
David Luiz rapidamente se colocou como um líder dentro do plantel do Flamengo, sendo um grande exemplo também para os garotos que subiram das categorias de base ao profissional nos últimos meses. O atleta, pelo que se dá para perceber por meio das redes sociais, sempre está ao lado dos jovens em transição para o time de cima e, com toda certeza, é um espelho pelo que já conquistou no futebol mundo afora.
Um exemplo disso foi uma entrevista cedida pelo recém-negociado Lázaro, que em entrevista à FlaTV+ afirmou que David Luiz dava vários conselhos a ele: “O David é um ser humano que tem me ajudado bastante. Só tenho a agradecer pelo suporte. Sempre procura conversar, dar conselhos. Só tenho a evoluir”, disse o Garoto do Ninho.
Completando um ano vestindo o Manto Sagrado, David Luiz não começou bem. O primeiro treinador que ele teve contato no futebol brasileiro foi Renato Gaúcho e além de não ter tido um esquema que favorecesse toda sua experiência na ‘sobra’ das jogadas, o zagueiro sofreu com lesões. Na semifinal da Libertadores da temporada passada, por exemplo, foi substituído com pouco tempo de jogo contra o Barcelona, em Guayaquil.
Altos e baixos: passagem de David Luiz pelo Flamengo completa um ano
Sem sombra de dúvidas, David Luiz chegou como uma das maiores contratações da história do clube. E aqui não entra o aspecto financeiro, mas, sim, o status e tudo que ele representa no futebol internacional. No entanto, como dito, as lesões atrapalharam seu início de passagem na equipe.
David Luiz, inclusive, participa da fatídica falha de Andreas Pereira na final da Libertadores que culminou no vice-campeonato do Flamengo na temporada passada. Desse modo, o Mais Querido demitiu Renato Gaúcho e buscou uma solução internacional: Paulo Sousa. Contudo, com o treinador português David Luiz também não se encaixou.
Primeiro o zagueiro teve de se adaptar à função de atuar em uma linha com três zagueiros, mas em um time completamente desorganizado. E segundo, o método do treinador, que não estava acostumado com o futebol brasileiro, ou seja, pedia tudo dos jogadores durante os treinamentos e, quando a partida iniciava, os atletas mais veteranos como David Luiz e Filipe Luís já estavam exauridos. Sem rodagem, o zagueiro conviveu novamente com lesões.
Desde a chegada de Dorival Júnior, o zagueiro melhorou seu futebol consideravelmente, principalmente porque agora atua uma vez por semana, no “time das Copas”, que é o “time titular” do Flamengo. Léo Pereira, companheiro de zaga do veterano, também teve uma melhora drástica em seu desempenho.
Números de David Luiz pelo Flamengo em 2022
38 jogos
23 vitórias (6 consecutivas)
11 empates
4 derrotas
1 assistência
Com David Luiz, o flamengo segue em busca de pelo menos conquistar as duas Copas que disputa: a Libertadores, onde faz final com o Athletico no fim de outubro, e na semifinal da Copa do Brasil, quando faz jogo de volta da semi frente ao São Paulo, na próxima quarta-feira (14), no Maracanã – o Mengão venceu a ida por 3 a 1 e joga com boa vantagem em casa.