Conmebol abre processo: Flamengo pode ser excluído da Libertadores?

Em um recente relatório divulgado pela CONMEBOL, a confederação sul-americana de futebol, o Flamengo está sendo investigado por uma série de transgressões ocorridas durante sua vitória sobre o Olimpia pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, na última quinta-feira (3).

Entre as questões levantadas pela entidade, estão as condições do gramado no Maracanã, a ausência de jogadores na zona mista após o jogo, e o uso de sinalizadores na arquibancada, prática esta que é proibida. Na sequência deste artigo, apresentaremos mais detalhes sobre essas irregularidades.

De acordo com a CONMEBOL, o Fla descumpriu os seguintes protocolos da confederação:

  • Condições e marcações irregulares no gramado do Maracanã;
  • Uso de sinalizadores na arquibancada no início do segundo tempo;
  • David Luiz e Everton Ribeiro, jogadores do Flamengo, não compareceram na zona mista após o jogo.

Além disso, o relato da delegação do jogo aponta que as linhas do gramado estavam fora do padrão estabelecido. “Regular, devido ao uso excessivo, o campo tem áreas bastante afetadas, as linhas de marcação excedem a medida de 12cm e se aprofundaram, ficando abaixo do nível da grama”, informa o documento.

O Flamengo pode ser punido?

Sim, o clube rubro-negro pode sofrer sanções por conta dessas irregularidades e tem até o dia 11/08/2023 para apresentar sua defesa perante a CONMEBOL. Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o Flamengo enfrenta problemas desse tipo.

Na atual edição da Libertadores, o clube já foi multado pela confederação por uso indevido de sinalizadores e artefatos pirotécnicos na arquibancada do Maracanã durante o jogo contra o Racing.

Os incidentes ocorridos durante a partida entre Flamengo e Olimpia são graves e podem acarretar punições ao clube rubro-negro. Agora, cabe ao Flamengo apresentar sua defesa e demonstrar que está comprometido com o respeito às regras do futebol. Ainda não se sabe qual será a punição que será aplicada ao clube, mas pela lógica não deve passar de multas.

Os próximos compromissos do Flamengo são contra o Cuiabá, no próximo domingo (06/08), às 20h (de Brasília), pelo Brasileirão; contra o Olimpia-PAR na quinta-feira (10/08), às 21h (de Brasília), pela CONMEBOL Libertadores, com transmissão pela ESPN no Star+; e contra o São Paulo, domingo (13/08), às 18h30 (de Brasília), também pelo Brasileirão.

Comentários estão fechados.