Onde será a final da Libertadores 2023?
Com a final da Copa Libertadores 2022 marcada para 29 de outubro deste ano, em Guaiaquil, no Equador, a Conmebol já prevê a edição do ano seguinte.
Recentemente, foram divulgadas as datas e sedes das competições continentais no site da Conmebol. Curiosamente, a única competição que ainda não foi definida nada, é a final da Libertadores. Em anos recentes, a Libertadores Feminina foi realizada no mesmo país da masculina, assim, podendo ser cogitada uma final na Colômbia, seguindo esta regra. Em 2022, a feminina acontece em Quito, no Equador, e tem sua final marcada para um dia antes da masculina. Em 2021, a mesmas finais aconteceram em Montevideo. Além desta analogia, o país também possui interesse em ser sede, podendo atuar com a capital, Medellín ou a cidade de Barranquilla.
Além da Colômbia como opção, o Peru também possui interesse em sediar mais uma vez a maior competição da América do Sul. Em 2019, foi considerado um sucesso a final em Lima, assim, podendo facilitar a escolha. Porto Alegre e São Paulo foram as cidades brasileiras que também demonstraram interesse.
Ingressos não devem esgotar
Atualmente, tanto a Conmebol quanto a cidade de Guayaquil não esperam tantos torcedores no Equador para a final entre Flamengo e Athletico-PR. Os fatores que mais influenciam são: o valor das passagens, a dificuldade de se locomover para um local tão distante e o valor dos ingressos, tendo em vista o dólar em alta.
Na final da Copa Sul-Americana, que aconteceu recentemente, no dia 1 de outubro, em Córdova, na Argentina. São Paulo e Independiente Del Valle contaram com pouco mais de 15 mil torcedores, num estádio com capacidade para 57 mil. Isso, porque a cidade é extremamente afastada da capital, Buenos Aires. O tempo entre a maior cidade argentina e a cidade sede, de carro, gira em torno de sete a nove horas, já de ônibus, de nove a 17 horas, afastando o torcedor da facilidade e locomobilidade.
O mesmo que aconteceu na Argentina, se repete no Equador. Guaiaquil, cidade sede da Copa Libertadores, está a sete horas de carro da capital, Quito. De ônibus, a viagem dura em média de nove a dez horas. O estádio que sediará, conta com capacidade para 57 mil torcedores.
O Flamengo enfrenta o Athletico-PR no dia 29 de outubro, às 15h (horário local, duas horas a menos que no Brasil), no estádio Monumental Isidro Romero Carbo na cidade de Guaiaquil, no Equador.
Comentários estão fechados.