Relembre a campanha do Flamengo até a final da Libertadores 2023
Mesmo começando mal a atual Libertadores da América, não pelos resultados, mas sim pelo desempenho, o Flamengo pode ser campeão com uma campanha histórica. O Mais Querido entrou em campo em 12 oportunidades, vencendo 11 duelos.
Desses 12, seis deles foram na fase de grupos da competição, quando o treinador ainda era Paulo Sousa. O português, na época, não conseguiu fazer com que o melhor elenco da América do Sul desempenhasse um bom futebol contra equipes como Sporting Cristal, Talleres e Universidad Católica, os adversários na primeira fase da competição. Contudo, o Flamengo avançou de fase mesmo mostrando um futebol aquém segundo a Nação Rubro-Negra.
Neste cenário, já na fase mata-mata o técnico Paulo Sousa caiu e Dorival Jr assume a equipe. O primeiro adversário foi o Tolima, da Colômbia, e no jogo de despedida, Andreas Pereira marca o tento flamenguista no jogo de ida, em Ibagué.
No Rio de Janeiro, pela partida de volta, o Flamengo aplica a segunda maior goleada de sua história em Libertadores: 7 a 1.
Nas fases seguintes, o Flamengo passa vencendo os dois jogos. Contra o Corinthians, nas quartas de final da Libertadores, vence em São Paulo por 2 a 0 e no Rio por 1 a 0. Já nas semifinais, contra os argentinos do Vélez, novamente duas vitórias: um sonoro 4 a 0 em Buenos Aires e um 2 a 1 de virada no Maracanã.
Flamengo tem campanha histórica na Libertadores
Em caso de título, o Mais Querido será campeão invicto. Como a final da competição será realizada em jogo único, para vencer a Copa Libertadores, o Rubro-Negro necessariamente precisa bater os paranaenses.
No entanto, essa campanha do Flamengo já é histórica, nunca houve uma porcentagem tão alta de aproveitamento de uma equipe na Libertadores da América. Não fosse o empate em Córdoba contra o Talleres na fase de grupos, o Mengão teria 100% de aproveitamento na competição, números impressionantes.
Dos sete vencedores invictos, apenas o Estudiantes, de 1969, ergueu a taça vencendo todos os jogos, mas eram apenas quatro partidas.
Depois dos anos 1970, quando o Boca Juniors vence invicto o torneio com seis partidas disputadas, o Corinthians foi o único time a entrar em campo mais de dez vezes, em 2012. Sendo oito vitórias e seis empates. Nesta temporada, caso seja campeão, o Flamengo disputará um jogo a menos: 13, devido à final única. Contudo, empatou apenas uma única vez, como citado anteriormente.
Confira abaixo todos os campeões invictos da história da Copa Libertadores:
1960 – Peñarol – 3 vitórias, 3 empates
1963 – Santos – 3 vitórias, 1 empate
1964 – Independiente – 6 vitórias, 2 empates
1969 – Estudiantes – 4 vitórias, 0 empates
1970 – Estudiantes – 3 vitórias, 1 empate
1978 – Boca Juniors – 4 vitórias, 2 empates
2012 – Corinthians – 8 vitórias, 6 empates