Relembre a última vez que o Flamengo chegou na final da Copa do Brasil
O Flamengo chega a mais uma final de Copa do Brasil em sua história. Dessa vez, o Mais Querido retorna após cinco anos, quando perdeu a decisão em 2017 para o Cruzeiro. Naquela oportunidade, o título foi decidido nos pênaltis, no Mineirão, no jogo de volta.
O jogo de ida, no Rio de Janeiro, terminou empatado em 1 a 1 – o gol da Raposa, inclusive, anotado por Arrascaeta, hoje craque do Mengão. O tento rubro-negro foi marcado por Paquetá.
Nesse cenário, as lembranças para o torcedor do Flamengo na última final que a equipe disputou não é das melhores. Um dos principais motivos para a perda do título na ocasião, para muitos torcedores, era a falta de um goleiro seguro, o Rubro-Negro viu os goleiros Thiago e Muralha serem taxados de vilões.
Thiago, Garoto do Ninho, entrou como titular na primeira partida e soltou a bola nos pés de Arrascaeta, já Muralha foi protagonista nas disputas de pênaltis do Mineirão, pulando todas as cobranças para o lado direito, o que virou até meme nas redes sociais na época.
Na partida da volta, em Minas Gerais, o Flamengo foi derrotado após um 0 a 0 onde o Rubro-Negro até foi superior durante os 90 minutos, mas a decisão acabou indo para os pênaltis. Nas cobranças, Diego Ribas acabou desperdiçando e o time celeste anotou as cinco batidas.
FICHA TÉCNICA – CRUZEIRO 0 (5) X (3) 0 FLAMENGO
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 27 de setembro de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Cartões amarelos: Ezequiel, Hudson (Cruzeiro); Pará, Guerrero (Flamengo)
Público: 61.017 torecedores
Renda: R$ 7.897.000,00
Penalidades: CRUZEIRO: Henrique – Gol. Léo – Gol. Hudson – Gol. Diogo Barbosa – Gol. Thiago Neves – Gol;
FLAMENGO: Guerrero – gol. Juan – gol. Diego – Perdeu. Trauco – Gol.
ESCALAÇÃO CRUZEIRO: Fábio, Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Robinho (Rafinha), Thiago Neves e Alisson (Élber); Raniel (Arrascaeta).
Técnico: Mano Menezes
ESCALAÇÃO FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Juan e Miguel Trauco; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Diego e Everton (Lucas Paquetá); Orlando Berrío (Rodinei) e Paolo Guerrero.
Técnico: Reinaldo Rueda