Momento de Dorival Junior traz números inacreditáveis e é uma das esperanças do Flamengo para tricampeonato
O Flamengo entra em campo na noite desta terça-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), para decidir uma vaga para a semifinal da Copa Libertadores. Sendo assim, no jogo de ida, o Mais Querido venceu o ‘Timão’, em São Paulo, por 2 a 0 – tentos marcados por Arrascaeta e Gabigol.
Desse modo, o Flamengo tem uma boa vantagem para decidir em pleno Maracanã um lugar entre os quatro melhores times do continente. O Mais Querido não perde há oito partidas, quando foi derrotado justamente pelo Corinthians, em São Paulo, pelo Brasileirão, por 1 a 0, gol contra de Rodinei.
Nem o torcedor mais otimista acharia que a equipe rubro-negra viveria um momento tão especial neste curto início de trabalho de Dorival Júnior: o treinador estreou em meados de junho, há menos de dois meses. E já fez com que a equipe melhorasse consideravelmente de rendimento.
No primeiro semestre, o Flamengo não engrenou nas mãos de Paulo Sousa, o time fez um Campeonato Carioca aquém do esperado durante toda a competição, e, na grande final, foi batido pelo Fluminense. Já na primeira fase da Copa Libertadores, conseguiu se classificar, mas sem empolgar.
Enfrentando equipes como o Sporting Cristal do Peru, por exemplo, o Mais Querido não convenceu a Nação Rubro-Negra, visto que é um adversário é consideravelmente inferior tecnicamente. A título de curiosidade, no primeiro mata-mata de Libertadores que Dorival teve pela frente no Maracanã, foi a segunda maior goleada da história do clube na maior competição do continente: 7 a 1 sobre o Tolima, da Colômbia, um adversário que em tese seria superior ao Sporting Cristal, eliminado ainda na primeira fase como lanterna do grupo do Flamengo.
O trabalho de Dorival que credenciou o treinador a ser contratado pelo Flamengo foi no Ceará. E, pelo Vozão, o comandante fez a melhor primeira fase entre todos os clubes na Copa Sul-Americana, ou seja, na atual temporada o treinador está adaptado a esse tipo de competição.
Treinador do Flamengo está invicto em competições sul-americanas
Pela equipe cearense foram seis jogos na primeira fase da Copa Sul-Americana e seis vitórias, classificação com 18 pontos – o time estava na chave do maior campeão da Libertadores, o Independiente.
Em 2022, Dorival esteve à beira do campo em nove partidas de cunho continental. Seis pelo Ceará, na Sul-Americana e três pelo Flamengo, na Libertadores, e venceu todas. Com esse 100% de aproveitamento, o Rubro-Negro busca mais uma semifinal de Libertadores em sua história, seria a terceira nos últimos quatro anos.
E vai precisar muito do treinador hoje à noite no Maracanã no duelo frente ao Corinthians, pelo jogo de volta das quartas de final da competição. Em caso de classificação, o Flamengo pega o vencedor dos argentinos Vélez e Talleres, a equipe do Vélez venceu o jogo de ida, em casa, por 3 a 2.
Ficha técnica: Flamengo x Corinthians
Data: 09 de agosto (terça-feira)
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Arbitragem: Estaban Ostojich (URU), auxiliado por Richard Trindad (URU) e Carlos Barreiro (URU); o VAR fica a cargo de Leodan Gonzalez (URU).
Transmissão em imagens: SBT e Conmebol TV
Provável Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Gomes, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel e Pedro.
Provável Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Bruno Méndez e Lucas Piton; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Willian, Róger Guedes e Yuri Alberto.