Em que ano foi fundado o Flamengo?
Considerado um dos maiores clubes do futebol brasileiro e gigantesco no continente sul-americano, o Flamengo tem uma história riquíssima e antiga. Sua origem foi bem diferente do que muitas pessoas acreditam. A popularidade é a marca registrada do clube em ser conhecido por ter a maior torcida do Brasil, tendo mais de 40 milhões de adeptos.
Na época, o esporte favorito dos cariocas era o remo, que dominava as principais atividades e mantinha a atenção das pessoas. No entanto, o futebol começou a crescer e rivalizar pela preferência do público. Dessa forma, os gostos começaram a mudar.
Em 1911, houve um desentendimento interno no Fluminense. Enquanto alguns jogadores resolveram trocar de clube, outros falavam em abandonar o esporte. Foi nesse momento que Alberto Borgerth, um dos atletas do tricolor carioca, teve a brilhante ideia de criar uma seção de futebol no Flamengo, onde já era remador.
Desde seu nascimento, o Flamengo mostrou que seria gigante
A ideia teve aprovação da maioria e, no dia 8 de novembro daquele ano, foi criado o Departamento de Esportes Terrestres rubro-negro. Treinando na Praia do Russel, a equipe começou a atrair os olhares das pessoas e ganhar popularidade.
Foi então que, em 3 de maio de 1912, aconteceu a primeira partida do Mais Querido. Diante do Mangueira, no campo da América, o Flamengo venceu de goleada, por 15 a 2, dando os primeiros passos rumo ao sucesso na modalidade. O primeiro título chegou no ano de 1912, quando conquistou pela primeira vez o Campeonato Carioca.
A primeira camisa do futebol foi a “Papagaio de Vintém”, quadriculada em vermelho e preto. Mudando o estilo, o time passou a atuar com a “Cobra-Coral” em 1914, que tinha listras horizontais rubro-negras e outras finas brancas. O tradicional “Manto Sagrado’, com apenas listras vermelhas e pretas, passou a ser usado dois anos depois, em 1916.
Comentários estão fechados.