Brasileirão 2009 e a arrancada épica do Flamengo rumo ao Hexa
Relembre como aconteceu o Brasileirão de 2009, quando o Clube de Regatas do Flamengo protagonizou uma arrancada épica rumo ao hexa da competição. O time da Gávea carrega, em sua história, várias campanhas de grande destaque que levaram para títulos. Tanto que a equipe é uma das mais vitoriosas em todo o cenário do futebol brasileiro.
No entanto, mesmo com vários campeonatos para comemorar, o Mais Querido do país ainda consegue ter algumas campanhas que ganham um destaque maior do que as demais. Isso porque, além de envolverem um time de destaque e bons resultados, elas também envolvem situações de virada e quebra de expectativas que dão ainda mais emoção para as taças.
Como aconteceu em 2009, quando, apesar de ter poucas chances e não ter começado tão bem assim, o Mengão conseguiu crescer no decorrer da temporada para alcançar o seu tão sonhado objetivo. Naquele ano, o Rubro-negro saiu de uma posição baixa e, com vários resultados positivos em seguida, conseguiu tomar a liderança e ficar com a taça no final das contas.
Brasileirão 2009 e o início do Flamengo
Diferente do time que tem hoje, regado à dinheiro e bons resultados, alguns anos atrás o Flamengo não estava tão bem assim financeiramente e chegou até mesmo a se complicar em alguns momentos. Mas, mesmo assim, a força da camisa sempre prevaleceu e, no final das contas, os torcedores seguiram sendo muito felizes com o que acontecia dentro dos gramados.
Em 2009, por exemplo, o Campeonato Brasileiro não começou da melhor forma possível para os torcedores do time carioca, que tinha acabado de contratar Adriano Imperador e tentava se organizar dentro dos gramados. Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, era o treinador no começo daquele ano, mas não resistiu por muito tempo.
Na 13ª rodada da competição nacional, o Urubu ficou apenas no empate, contra o Barueri, dentro de casa, fazendo com que o treinador fosse demitido. Na época, por exemplo, o time carioca ocupava apenas a 11ª posição na tabela de classificação, mostrando que ainda tinha muito a melhorar.
Quem assumiu seu posto foi Jorge Luís Andrade da Silva, mais conhecido apenas como Andrade, que era auxiliar técnico e, após ficar como interino por dois jogos, foi efetivado no cargo, ficando até o final. Ao término do Campeonato Brasileiro, inclusive, o comandante de destaque recebeu o prêmio, vindo da CBF, de melhor treinador de toda a competição.
Melhora e ascensão na tabela de classificação
Com a chegada de um novo treinador ao comando, um novo rumo acabou se desenrolando dentro do Flamengo naquela temporada. Isso porque o time acabou empilhando jogos bons e resultados ainda melhores que fizeram com que a equipe subisse na tabela de classificação. Assim, a esperança de que um título poderia surgir foi crescendo cada vez mais.
Apesar de uma primeira metade da competição conturbadoa, onde, na 19ª rodada, a de encerramento do turno, o time foi goleado pelo Grêmio, as coisas viraram. Em meio a protestos da torcida e de toda a descrença colocada em cima daquele elenco, os jogadores se uniram e conseguiram fazer acontecer o que parecia impossível.
Depois de um amargo 3 a 0 para o Avaí, parece que a montanha russa deu uma “pausa” dentro do Flamengo. Assim, foram 17 jogos e apenas uma derrota na sequência, com 12 vitórias importantíssimas.
Na rodada 32 daquele ano, o time comandado por Andrade ainda ocupava apenas a sexta colocação geral, com 51 pontos conquistados, seis a menos que o líder, Palmeiras, que ficou na ponta a maior parte da competição. Enquanto os paulistas desciam de produção, no entanto, o Rubro-negro crescia cada vez mais e ia escalando, degrau por degrau, até a o topo.
Flamengo assumiu a liderança na 37ª rodada
Na rodada 36, o líder já era o São Paulo, com um ponto a mais que o Flamengo, que nessa altura ocupava a segunda colocação. Na rodada seguinte, um tropeço tricolor e uma vitória do Flamengo já mudou completamente o cenário e o Brasileirão já tinha um novo nome.
Na última rodada, mesmo com Internacional na cola, ninguém foi páreo para o time de grande destaque, que conseguia acumular mais e mais vitórias e não foi parado por mais ninguém. O adversário final foi justamente o Grêmio, rival colorado, que foi até o Maracanã e parecia que colocaria água no chopp dos rubro-negros, quando abriu o placar.
No entanto, uma partida excepcional por parte dos cariocas continuou se desenrolando, permitindo que o time virasse o placar e se consagrasse o grande campeão daquele ano. Até hoje, os torcedores não esquecem daqueles heróis que estiveram em campo e tudo aquilo que entregaram pelo Flamengo, mesmo desacreditados. Ronaldo Angelim e David Braz foram os responsáveis por marcar os tentos.
Destaques do título do Mengão
O elenco que foi à campo naquela tarde, decidido por Andrade, no Flamengo, tinha: Bruno, Leo Moura, Ronaldo Angelim, David Braz, Airton, Willians, Zé Roberto (Kléberson), Dejan Petkovic (Gonzalo Fierro), Juan, Toró (Éverton) e Adriano.
Apesar de ter vários nomes em destaque naquela competição, é difícil pontuar outro grande destaque sem colocar Adriano Imperador em evidência. O craque, naquele ano, fez 19 tentos, empatando na artilharia do Campeonato Brasileiro de 2009. Ele, inclusive, foi responsável por marcar um “hat-trick”, contra o Inter, no primeiro turno.
Os cinco maiores públicos daquela edição também foram responsabilidade do Mais Querido, que colocou mais de 78 mil pessoas pagantes em três jogos. O maior deles, com 78.639 pagantes, foi justamente na última rodada, contra o Grêmio, com mais de 85 mil presentes.
Na Seleção do Campeonato Brasileiro daquela temporada, o Flamengo conseguiu emplacar três nomes, Petkovic, Adriano e técnico Andrade. No final das contas, inclusive, o prêmio de craque ficou nas mãos de Diego Souza, que defendia o Palmeiras e ficou em quinto colocado.
Assim, ficou marcada a grande arrancada do Mengão dentro de uma das maiores edições do Brasileirão já vistas na história. No final das contas, a Nação Rubro-Negra pôde comemorar aquela que era a sua sexta taça nacional, o hexa, algo que, com certeza, não é para qualquer um.
Comentários estão fechados.