Urnas estão chegando e nova eleição presidencial vai acontecer
O Flamengo atravessa momento decisivo na temporada, com partidas importantes pela Libertadores e Campeonato Brasileiro. Porém, o clube já se prepara para momento mais decisivo ainda, no final do ano. As eleições para decidir um novo presidente acontecerão no dia 9 de dezembro.
Pela primeira vez na história, a votação que decidirá o novo presidente do Flamengo será feita através de urnas eletrônicas, na sede social do clube, na Gávea. Em anos anteriores, o pleito era realizado através do voto impresso.
Segundo informações do O Globo, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cederá os aparelhos ao clube de forma gratuita. Assim, as chapas candidatas às eleições ganharão números para representá-las, da mesma forma que acontece durante as eleições governamentais.
Detalhes sobre as eleições do Flamengo
Carlos Henrique, presidente da Assembleia Geral (AGE) do Flamengo, concedeu entrevista à Coluna do Fla. O representante do clube revelou que 10 urnas eletrônicas estarão à disposição da torcida flamenguista e deu maiores detalhes sobre as conversas com TRE-RJ.
“No processo de estabelecimento do voto por urna eletrônica, a Assembleia Geral entrou em contato com uma empresa para o desenvolvimento de um sistema eleitoral para o Flamengo, que possibilitaria, além do voto presencial, o voto eletrônico a distância, pois esperamos que essa opção seja adotada no futuro pelo CRF.”, iniciou Carlos.
“Simultaneamente, também contactamos o TRE/RJ, inicialmente através do Presidente do CoDe, devido ao seu conhecimento e amizade com o Presidente do TRE/RJ, o que nos auxiliou no primeiro contato. Posteriormente, o Conselho Diretor enviou uma comunicação ao TRE demonstrando interesse na adoção das urnas eletrônicas do TRE. A Assembleia Geral formalizou oficialmente o interesse, nos reunimos com o TRE/RJ, definimos todos os pontos e, por isso, desistimos de contratar uma empresa privada”, completou.
Ainda conforme Carlos Henrique, após o voto, o sócio do Flamengo não receberá comprovante impresso de votação. As urnas estarão diretamente ligadas à tomada e não terão acesso à Internet, como ocorre nas eleições brasileiras.
“Não haverá impressão de recibo de voto, assim como não há nas eleições no Brasil. O sistema de votação no Flamengo será muito simples, com cada urna ligada à tomada, sem estarem interligadas e sem acesso à internet. Como disse na pergunta anterior, haverá a impressão da zerésima no início da votação e o Boletim de Urna no final, com o total de votos de cada urna”, disse.
Comentários estão fechados.