Confirmado! Fifa anulou título mundial do Flamengo?
Octacampeão brasileiro, tetracampeão da Copa do Brasil e tricampeão da Copa Libertadores da América, o Flamengo ainda se orgulha de ser um dos seis clubes brasileiros a serem campeões mundiais ao lado de Santos, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Internacional. A conquista rubro-negra foi conquistada sobre o Liverpool em 1981.
Campeão continental pela primeira vez sob a batuta do craque Zico, o Flamengo foi buscar o Mundo em dezembro daquele ano no Japão. Sem piedade, o Mengão atropelou os ingleses pelo placar de 3 a 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio. Então chamada de Copa Intercontinental, o torneio só seria reconhecido pela Fifa em 2017.
Na ocasião, a entidade máxima do futebol oficializou os vencedores da competição, extinta em 2004, como campeões do mundo. Além do Flamengo, outros três brasileiros foram beneficiados: Santos, campeão em 1962 e 1963, Grêmio, vencedor em 1983, e São Paulo, que levantou a Copa Intercontinental em 1992 e 1993.
“Entre 1960 e 2004, houve a Copa Intercontinental, organizada pelas duas confederações com a aprovação da Fifa, o que evoluiu, digamos assim, para a Copa do Mundo de Clubes que começou a ser disputada após 2004”, afirmou a Fifa na ocasião.
Relembre a decisão do Mundial de 1981
- Flamengo 3 x 0 Liverpool
- Local: Estádio Nacional de Tóquio (JAP)
- Data: domingo, 13 de dezembro de 1981
- Público: 62 mil pagantes
- Gols: Nunes (aos 13’/1T e aos 41’/1T) e Adílio (34’/1T)
- Flamengo: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpegiani;
- Liverpool: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson). Técnico: Bob Paisley.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Central da Gávea.
Comentários estão fechados.