Fenômeno jamais visto antes chegou no Rio de Janeiro para mudar a história
Há duas semanas um fenômeno inusitado aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e deixou as pessoas assustadas. Conhecida pela grande quantidade de turistas e praias lotadas neste verão, a ‘Cidade Marabilhosa’ recebeu um visitante inesperado.
Banhistas que foram à praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, encontraram um cenário bem diferente e nada animador na quinta-feira (01). Apesar da alta temporada, as praias ficaram cheias de algas. Isso impactou diretamente na receita de várias pessoas que trabalham no local comercializando produtos.
O fenômeno chamou a atenção não só pelas imagens, mas, também, pelo forte cheiro. Quem esperava um dia de sol e praia, acabou frustrado. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fez uma análise e concluiu que a coloração escura é causada pela presença de uma alga chamada Tetraselmis sp, que não oferece riscos à saúde dos banhistas.
Rio de Janeiro viveu infestação de algas
Vale destacar que o instituto ainda afirmou que este fenômeno acontece com mais frequência nesta época do ano, durante o período mais quente. Entretanto, não tem grande duração.
Quem sofreu foram os comerciantes do Rio de Janeiro, que viram as vendas despencarem nos últimos dias. O movimento caiu por causa desse episódio. Denis Silvério, dono de uma barraca no local, disse que sentiu queda de 40% a 60% no faturamento.
O aposentado Marcos Antônio de Camargos lamentou a situação: “É muito triste, é que todo ano a gente vem. A gente fica decepcionado com a situação que tá aqui”, esclareceu o turista.
Apesar disso, as águas do Rio de Janeiro começaram a voltar ao normal, sendo questão de tempo para as praias retornarem com a movimentação de antes.
Comentários estão fechados.