Amiguinhos de Xandão de Moraes tiram título do Flamengo

Um assunto antigo voltou à tona na última segunda-feira (04), quando o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o seguimento ao recurso do Flamengo e continuou reconhecendo o Sport como único campeão brasileiro de 1987. Além disso, a polêmica Taça das Bolinhas, cedida ao primeiro penta nacional, seguirá com o São Paulo.

Somado a disputa de 1987, o Flamengo retornou com a discussão sobre a polêmica Taça das Bolinhas, cedida pela Caixa Econômica Federal ao primeiro time pentacampeão brasileiro. O Rubro-Negro teria conseguido o feito em 1992, após conquistar nos anos de 1980, 1982, 1983 e 1987. Porém, o tricolor paulista foi atrás do troféu alegando ter levantado o quinto título em 2007, tendo êxito na Justiça.

“Assim, o reconhecimento, em definitivo, do Sport Clube Recife como único campeão legítimo do torneio brasileiro de futebol 1987, conduz à inexorável improcedência do pedido formulado na ação principal”, diz texto publicado pelo relator Ministro Dias Toffoli. O magistrado usou decisões anteriores da Justiça para não dar seguimento ao Recurso Extraordinário com Agravo do Mais Querido.

Flamengo corre atrás, mas Justiça nega título legítimo

No ano de 2011 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade máxima do futebol, reconheceu o Flamengo e Sport como Campeões Brasileiros de 1987. Insatisfeito com o resultado, o time pernambucano recorreu à Justiça Comum para ser considerado o único vencedor daquele ano.

Apesar da CBF ter reconhecido o Flamengo como o campeão legítimo, o STF manteve a decisão de conceder ao Sport o título de único detentor da conquista nacional.

Esse acontecimento deve permanecer nos próximos anos, com ambas as equipes se denominando os vencedores daquele ano.

Comentários estão fechados.