Título mundial do Flamengo é anulado na Fifa? Confirmação foi divulgada

Apesar de diversos questionamentos, a FIFA reconhece o Flamengo como o campeão mundial de clubes de 1981. Em 2017, o conselho da entidade equiparou os títulos de campeões intercontinentais de clubes a partir de 1960 ao status de campeonatos mundiais.

Desta forma, além do Flamengo, a FIFA também reconheceu como campeões mundiais o Santos (1962 e 1963) e o Grêmio (1983). Dois títulos do São Paulo (1992 e 1993) também receberam a mesma validação.

Flamengo perdeu seu título mundial?

O tema voltou à tona após a publicação de um perfil do Flamengo pela FIFA em seu site recentemente. Como atual campeã da Libertadores, a equipe estará no renovado Mundial de Clubes de 2025.

Publicado no contexto da disputa deste ano, o texto da FIFA afirmava que:

“O Flamengo venceu a ‘Copa Intercontinental’ de 1981. A equipe jogou a Copa Mundial de Clubes da FIFA pela primeira vez em 2019, quando foi vice-campeã e derrotada pelo Liverpool na final.”

O texto não mencionava explicitamente que a conquista da então Copa Intercontinental de 1981 é hoje reconhecida como equivalente a um título mundial. Oficialmente, no entanto, a entidade não revisou a decisão do Conselho e mantém o Flamengo como campeão do mundo de 1981. Desta forma, o Flamengo não perdeu o título, aliviando a torcida.

O título mundial do Flamengo em 1981 foi conquistado em 13 de dezembro, quando a equipe liderada por Zico, Júnior, Leandro e outros craques derrotou o Liverpool por 3 a 0. Com uma atuação avassaladora, os gols foram marcados no primeiro tempo, com Nunes fazendo dois gols e Adílio um.

Comentários estão fechados.