Aconteceu agora: Novo estádio do Flamengo acaba de ser confirmado
Após enfrentar desafios constantes relacionados ao uso do Maracanã, o Flamengo finalmente está em busca da construção de seu próprio estádio de futebol. Durante todo ano de 2023, o clube visou estabelecer um lugar para construir sua “casa própria”, na região do Gasômetro. Embora tenha obtido a autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro, alguns obstáculos ainda impedem o início das obras.
Segundo o jornalista André Rizek, do SporTV, inicialmente, a Prefeitura se opunha à construção do estádio no Gasômetro. No entanto, o Flamengo conseguiu persuadir as autoridades municipais, superando esse impasse. Mas a Caixa Econômica Federal, proprietária do terreno, agora se apresenta como um obstáculo para o projeto do Rubro-Negro.
“A Caixa conseguiu autorização para construir um arranha-céu e, por isso, quer cobrar por potencial de andar, e o Flamengo não quer pagar isso, e sim pelo terreno. Então, há uma diferença muito grande de valor entre o que a Caixa quer receber e o Flamengo quer pagar, e o Flamengo está em conversas com o Governo Federal para tentar resolver isso, e o clube conta com a ajuda da Prefeitura. Publicamente, ninguém vai admitir isso, porque o Flamengo está tentando renovar a sua concessão do Maracanã, e pegaria mal admitir publicamente que quer construir um estádio”, explicou Rizek.
Flamengo terá SAF?
Contudo, conforme as informações apresentadas por André Rizek, o Mais Querido não tem a intenção de contrair dívidas para a construção do estádio, como ocorreu, por exemplo, com o Corinthians, que tem dívidas milionárias por conta da construção de sua arena.
Segundo o jornalista, o plano do clube é estabelecer uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para angariar fundos destinados à construção da arena, o que pode se viabilizar depois de uma série de movimentações feitas nos bastidores do clube, que envolveram até o ex-ministro da economia, Paulo Guedes.
“Os dirigentes do Flamengo, inclusive, foram para a Alemanha para estudar o modelo do Bayern com o seu estádio, a Allianz Arena. O estádio do Bayern funciona da seguinte forma: várias empresas são parceiras do clube, como a Audi. Então, a Audi usa o estádio para fazer seus eventos, como lançar carros. O Flamengo estuda parcerias semelhantes com três empresas que seriam sócias do seu estádio. A ideia dessa gestão é não se endividar para fazer o estádio”, explicou o jornalista.
Comentários estão fechados.