As finais de Libertadores mais emocionantes da história
A Libertadores é a competição mais importante do futebol sul-americano, além de ser também a mais desejada por todos os torcedores. Para alcançar a “glória eterna” é preciso ter paixão, qualidade, determinação e também muita sorte. a Libertadores já teve finais simplesmente inesquecíveis, recheadas de gols, grandes atuações e a consagração de esquadrões memoráveis.
Mas quais as finais mais emocionantes que a competição já teve? Selecionamos aqui as edições que tiveram os desfechos mais memoráveis da história da Copa Libertadores da América. Veja como ficou a lista:
Boca Juniors x River Plate (2018)
Apelidada de “A Final do Século”, essa final entre os dois maiores clubes argentinos foi histórica em todos os sentidos. Pela primeira vez na história, Boca Juniors e River Plate se enfrentaram na final do torneio. A mobilização de torcedores foi intensa, tanto na procura de ingressos, quanto no acesso a sites relacionados. Nem a melhor casa de apostas online poderia prever a quantidade enorme de acessos nos dias das partidas da final. Após um empate em 2 a 2 no jogo de ida, a partida de volta foi transferida para o Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, devido a problemas de segurança em Buenos Aires. O jogo foi intenso, com reviravoltas e emoção até o último minuto. O River Plate venceu por 3 a 1, conquistando o título continental.
Santos x Peñarol (1962)
O Santos, liderado por Pelé, enfrentou o Peñarol, do Uruguai. Após uma vitória por 2 a 1 no jogo de ida, o Santos perdeu por 2 a 1 no jogo de volta, levando a decisão para uma partida de desempate. O jogo foi eletrizante, com lances emocionantes e muita tensão. O Santos venceu por 3 a 0, com dois gols de Pelé, e conquistou seu primeiro título da Libertadores.
Flamengo x Cobreloa (1981)
O embate entre brasileiros e chilenos foi um dos mais tensos da história da Libertadores, talvez a mais violenta de todas as finais. Não bastava ao clube rubro-negro vencer na bola. Ele tinha que vencer também o desleixo das arbitragens e a violência praticada pelo clube rival. Mas graças a genialidade de Zico, o Flamengo conquistou a primeira Libertadores de sua história. O galinho marcou de falta o gol da vitória no terceiro jogo e deu a taça para os cariocas.
Atlético MG x Olimpia (2013)
O galo chegou a sua primeira final de Libertadores em 2013 e teve que enfrentar uma das equipes mais tradicionais do futebol sul-americano. Na partida de ida, o Olimpia venceu por 2 x 0 e se aproximou muito da conquista do título daquela edição da Libertadores. Entretanto, diante de um Mineirão lotado, o Atlético deu o troco e venceu também por 2×0, resultado que levou a partida para os pênaltis. Nas penalidades máximas, o galo se sagrou campeão pela primeira vez em sua história.
Flamengo x River Plate (2019)
Essa edição da Libertadores foi a primeira a contar com final disputada em apenas um jogo em campo neutro. O palco foi o Monumental “U” em Lima, com as torcidas promovendo um show nas arquibancadas. Dentro de campo, os dois maiores times de do continente naquele momento se enfrentavam em um jogo muito tenso. O River saiu na frente com gol de Borré. O resultado seguiu assim até os 88 minutos de partida, quando Gabigol empatou e, logo em seguida, fez o segundo e garantiu o título ao rubro-negro.
Comentários estão fechados.