Os treinadores portugueses no Brasileirão
Após três de 38 rodadas concluídas no Brasileirão 2023 e a mudança de equipes técnicas e novas contratações ainda agora começou. O torneio começou no dia 15 de abril, com 20 clubes, 38 rodadas e o último jogo agendado para o dia 3 de dezembro.
Se gosta de futebol e quer viver o desporto ainda mais intensamente veja o Código promocional Betano e siga todas as competições nacionais e internacionais.
O torneio de técnicos portugueses
Se no arranque do torneio eram oito os técnicos ao comando de clubes do Brasileirão, a primeira rodada já ditou as saídas de Vítor Pereira e de António Oliveira.
Jorge Sampaoli, o ex-jogador Argentino, que conta no seu currículo com cerca de 20 clubes por onde passou, ocupa o lugar de Vítor Pereira, no comando do Flamengo.
António Carlos Zago é o novo técnico do Coritiba, substituindo António Oliveira. O técnico português assumiu o comando do Coritiba por 15 partidas, foi demitido depois da derrota por 3-0, curiosamente contra o Flamengo. Dizem que um “grande” da Série A está sondando António Oliveira. Portanto, o que começou com oito treinadores e passou a seis, pode passar para sete ou voltar a seu oito. Quem sabe?
O conjunto de treinadores portugueses, liderado talvez pela história incrível do treinador Abel Ferreira aos comando do Palmeiras, conta ainda com Luís Castro, no Botafogo; Ivo Vieira, no Cuiabá, Pedro Caixinha, no Bragantino, Pepa, no Cruzeiro e Renato Paiva, no Bahia.
Considerando que o número de jogadores portugueses que atuaram no Brasileirão não ultrapassa meia dezena, o comando técnico português de formações brasileiras não para de aumentar.
Muitos são os que atravessam o Atlântico e procuram fazer brilhar times brasileiros. A lista é bastante grande, mas talvez nunca houve tantos treinadores portugueses no Brasileirão, como nesta temporada.
Breve sobre Jorge Sampaoli
O novo treinador do Flamengo conhece bem o campeonato brasileiro. Passou pelo Santos, em 2019 e, pelo Atlético Mineiro, em 2020/21. Isto depois de ter sido treinador da seleção Argentina.
Contratado pelo Olympique de Marseille, time da Ligue 1 francesa, Sampoli assumiu o comando do time entre 2021/22. Regressou a Espanha, ao comando do Sevilha, time que tinha treinado em 2016. Na época, saiu para assumir a liderança da seleção do seu país, numa experiência pouco vitoriosa. No Sevilla, entre 2021/22, por pouco mais de 5 meses, acabou sendo dispensado. Chega agora ao Flamengo, com acordo até dezembro de 2024. Será?
Comentários estão fechados.