Conmebol toma atitude e VAR vai mudar na Libertadores
O VAR sempre é um alvo de muitas críticas por conta do seu funcionamento, por isso, a Conmebol tomou uma atitude muito importante: não terá mais uma cabine para o árbitro de vídeo em cada estádio, e sim, em uma Central de funcionamento no Paraguai. A decisão será tomada a partir da próxima temporada e será feita em todas as competições da instituição: Libertadores e Sul-americana.
De acordo com a entidade, tal mudança beneficiará a viabilidade do instrumento, evitando grandes viagens e problemas na instalação nos estádios. O gerente de produção-broadcast Conmebol, Nicolás Dieguez, falou sobre a mudança e explicou os efeitos que trará para o futebol sul-americano.
“Este ano ocorreram a nosso favor todas as condições logísticas e técnicas e, com a ajuda do Departamento de Broadcast, conseguimos concretizar este sonho, a gênese pela qual o CETA foi construído, apesar de que hoje também seja utilizado para fins institucionais e de capacitação – disse Carlos Astroza, gerente técnico do VAR da Conmebol”, comentou
“Sinceramente, ver esse longo trabalho materializado é extremamente gratificante. Passamos por vários desafios técnicos inéditos. Vendo como a operação funcionou ao longo desta semana de competições estamos muito felizes e agora pretendemos aumentar o número de jogos e o uso da operação para que mais e mais partidas possam ser arbitradas daqui, do Paraguai”, disse Nicolás Dieguez, Gerente de Produção-Broadcast Conmebol.
A Conmebol é a primeira confederação de futebol do mundo a centralizar o vídeo de assistência arbitral (VAR). Após testes-piloto em outros anos, na semana passada foi a primeira vez que o sistema foi empregado oficialmente, conectando Luque a jogos no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires e La Plata.
Comentários estão fechados.