Guardiola provou que tática de Vítor Pereira pode dar certo no Flamengo

Vítor Pereira tem sofrido duras críticas por tentar implementar no Flamengo um esquema tático com três zagueiros, algo que para boa parte da torcida é visto como uma estratégia defensiva e covarde para um time da qualidade do Fla.

Apesar disso, Pep Guardiola, um dos maiores treinadores de todos os tempos e que comanda o Manchester City, hoje uma das melhores equipes do mundo, tem usado frequentemente uma formação com três defensores nessa temporada.

O esquema de Guardiola se baseia em uma linha de três formada por dois zagueiros mais fixos, geralmente Akanji e Stones ou Akanki e Ruben Dias, além de Aké, que é zagueiro de origem, mas pode jogar como lateral esquerdo e quando necessário, fecha como um lateral. O lado direito da defesa é composto ou por um lateral de origem que joga ao lado do primeiro volante quando o time tem a bola ou por um meia que fecha como lateral nos momentos defensivos.

No duelo contra o Redbull Leipzig o treinador espanhol usou quatro zagueiros nesse mesmo esquema, só que dessa vez Stones estava fazendo a função de ala, fechando por dentro na construção para ajudar Rodri e nos momentos defensivos ocupando a lateral do campo. A estratégia se mostrou efetiva tendo em vista que os Citzens golearam os alemães por 7×0, com direito a um show de Erling Halaand, que marcou cinco vezes.

Entenda a ideia de Vítor Pereira

No Mengão VP em um primeiro momento tentou montar sua linha de três com dois zagueiros mais abertos e Thiago Maia atuando como o zagueiro central, com a ideia de qualificar sua saída de bola e deixar sua defesa um pouco mais rápida. Algo que em algum momento até funciona, como na vitória sobre o Del Valle no segundo jogo da Recopa.

Apesar disso, já na derrota para o Fluminense na primeira fase do Carioca ele optou por escalar seu time com três zagueiros de origem. Fato esse que foi repetido na vitória por 3×2 sobre o Vasco na semifinal do Carioca.

Comentários estão fechados.