Revelado o motivo das torcidas do Flamengo brigarem entre si

As cenas de violência entre torcedores organizados já viraram comuns no Brasil em dias de jogos, algo que sempre choca o torcedor comum e aqueles que não entendem tanto de futebol. Apesar disso, embora não pareça, essas brigas não ocorrem por conta dos times envolvidos, mas sim por conta de ideais de cada torcida.

Torcidas Organizadas são estrutura complexas, formadas pro diversos componentes lideranças dos mais diversos setores de sociedade, sendo assim, é natural que ocorram divergências sobre alguns aspectos. O principal deles, e o que gera mais brigas, são por conta das chamadas alianças que cada organizada faz com as organizadas de outros times.

No Flamengo por exemplo, a Raça Rubro-Negra e a Torcida Jovem do Flamengo, as duas maiores torcidas do Mengão, são brigadas por conta de uma aliança da Jovem com a Independente, torcida organizada do São Paulo e rival da Raça.

Além disso, ao viajar o Brasil para apoiar os seus clubes é normal que as TO’s busquem apoio de suas aliadas para a logística em dia de jogo e também para brigas com os rivais das alianças. É também por esse motivo que muitas das brigas sequer ocorrem dentro dos estádios ou em seus arredores.

Em seu canal no YouTube o jornalista Thiago Stormovski, da Revista Colorada, explica a origem das brigas não só entre as organizadas do Flamengo, como as do Botafogo e Fortaleza, que também brigam entre si por conta de alianças. Confira:

Torcidas do Flamengo assinam tratado de paz em prol do clube

Apesar das diferenças, a Jovem e a Raça chegaram a um acordo de cessar fogo em 2023 em prol do Flamengo. Após anos de briga as torcidas firmaram um pacto de paz visando apoiar o Flamengo, que passa por um começo de ano turbulento e precisa do apoio de sua torcida para voltar aos dias de glória.

Comentários estão fechados.